Lançado há pouco mais de três anos pelo Banco Central, o Pix conquistou o Brasil e já alcançou a marca de 152 milhões de usuários cadastrados. Isso significa que 7 em cada 10 brasileiros utilizam ou têm interesse em utilizar essa inovação. A Web Automação analisou os dados de mais de 10 mil empresas em todo o país para entender melhor essa mudança de hábito dos consumidores, que antes preferiam pagar suas compras com cartão de crédito ou débito. A análise revelou a ascensão do Pix, especialmente nos últimos 12 meses.
Segundo o levantamento, foram realizadas transações no valor de mais de R$ 441 milhões por meio do Pix nos últimos dois anos, sendo R$ 81.757.925,00 em 2022 e R$ 359.751.066,00 em 2023. Isso representa um notável crescimento de quase 340% no valor total.
Principais setores
Os setores acima lideraram o uso do Pix pelos consumidores. Os números registraram mais de R$ 14 milhões pagos com esse método em 2022 no Varejo, aumentando para R$ 68 milhões em 2023, um incremento de cerca de 385%. O setor de Food Service também experimentou um aumento significativo, com mais de R$ 50 milhões em transações Pix em 2022, subindo para R$ 219 milhões em 2023, um crescimento de 338%.
As outras formas de pagamento
Por outro lado, as formas de pagamento tradicionais apresentaram um crescimento mais tímido. No cartão de crédito, por exemplo, foram transacionados R$ 500 mil em 2022 e R$ 1,4 bilhão em 2023, representando um aumento de 180%. No débito, os números foram ainda mais modestos, partindo de R$ 460 milhões em 2022 para R$ 1,2 bilhão no ano seguinte, um acréscimo de 161%.
“A rápida adoção e confiança dos consumidores e empresas no Pix como uma solução eficaz e conveniente para suas necessidades financeiras refletem não apenas uma mudança nas preferências de pagamento”, afirmou Araquen Pagotto, CEO da Web Automação.