Com as inovações nos meios de pagamento e nos serviços financeiros, os varejistas contam com novas formas de fidelizar clientes. Pesquisa da Fiserv, “Carat Insights 2024 – Pix, Carteiras Digitais e Outras Tendências de Pagamentos”, aponta que as promoções e ofertas (68%) são os principais motivos para o consumidor comprar no e-commerce, deixando o requisito preço (67%) na segunda posição.
Ainda de acordo com o levantamento, descontos e promoções (66%) estão entre os três principais motivos de escolha de um meio de pagamento, somente atrás de segurança (67%). Para 87% dos brasileiros descontos e promoções é um atributo importante em um meio de pagamento.
Giuliana Cestaro, diretora de produtos software express do Brasil na Fiserv, destaca que oferecer benefícios são ótimos atrativos para conectar o cliente com a marca, desde que a jornada de pagamento seja transparente.
Principais benefícios
Em relação aos benefícios, uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), em parceria com a Tudo Sobre Incentivos (TSI), aponta que o cashback (33%) é o método de fidelização preferido dos consumidores, seguido por cupons de desconto (31,5%) e programa de pontos (31,4%).
O levantamento também apontou que 80,9% dos consumidores participam de programas de fidelidade e 53,6% deles fazem parte de até três programas. Para 83,2% deles, esses programas melhoraram sua experiência e jornada de compra com a marca.
Segurança e praticidade omnichannel
Segundo Giuliana, a Fiserv conta com o ecossistema de pagamentos omnichannel Carat, em que o varejista pode oferecer cashbacks, descontos e outros benefícios em uma jornada transparente, segura e conveniente aos consumidores, independente do canal de compra. Construído em quatro módulos essenciais, Carat conta com vendas presenciais, vendas online, conciliação e antifraude integrados em uma única plataforma de gerenciamento, sem limite de sistemas e fronteiras entre o físico e o digital.
“A plataforma ainda oferece tokenização omnichannel, em que o cartão pode ser tokenizado em uma transação física para futuros pagamentos online e ainda simplifica a operação, sendo capaz de gerar aumento da conversão, oferta de promoções e planos de fidelização, além de aumentar a segurança das transações digitais”, comenta Giuliana.