Uma estratégia que vem sendo destaque dentro das plataformas de e-commerce é o representante de vendas nos canais digitais. Além de engajar a força de vendas no ambiente virtual, ainda permite a integração entre o mundo físico e online. Essa nova tendência do varejo proporciona uma experiência completa entre o vendedor e o cliente. E, para alcançar resultados positivos, é preciso estruturar a operação e a cultura de equipe, para uma fusão entre os canais físicos e digitais.
Para ficar mais claro, a diferença dos canais de vendas presencial e o online, o head de produto da Linx Commerce, Renato Borges explicou: “Os canais de vendas físicos são aqueles em que as transações ocorrem em estabelecimentos físicos, como lojas de rua, shoppings ou quiosques. Já os canais de vendas digitais referem-se às plataformas online, como websites, aplicativos de compras, redes sociais e chats. A principal diferença entre eles está na forma como ocorre o contato entre vendedores e clientes, com os canais físicos dependendo do atendimento presencial, enquanto os digitais utilizam interações virtuais, como chats, e-mails ou vídeo chamadas”.
Alguns exemplos de canais de vendas físicos são supermercados, shoppings centers e lojas de departamento. Já os canais de vendas digitais são e-commerces, marketplaces, redes sociais, chat (WhatsApp).
Nos canais presenciais de venda o cliente pode ver, tocar e experimentar os produtos antes de comprar. Isso gera mais confiança dos clientes e uma maior taxa de conversão. Já nos canais online, os clientes podem comprar produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse modelo de venda possibilita um aumento no alcance da empresa e das vendas.
Outra diferença entre esses dois tipos de comercialização é que no mundo físico os clientes podem receber atendimento personalizado de vendedores. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes e até a fidelização. Nos canais virtuais, os clientes podem encontrar uma ampla variedade de produtos de diferentes fornecedores.
“O consumidor está mudando e espera uma integração fluída entre o mundo físico e o digital, por isso, o phygital é o termo do ‘momento’ quando pensamos em criar uma estratégia eficiente de digitalização do varejo. Conectar o vendedor da loja física em um canal digital é de suma importância para quem quer se destacar no mundo do varejo”, comentou Borges.
Para o time de vendas, a atuação dos canais digitais funciona através de tecnologias de comunicação, como chat online, e-mails e até mesmo chamadas de vídeo, para entender as necessidades dos clientes, fornecer informações relevantes sobre os produtos/serviços e auxiliá-los na tomada de decisão de compra. A missão é conduzir os clientes ao longo do processo de compra, mas de forma virtual.
Para Renato Borges, uma boa forma de integrar os vendedores da loja no mundo digital é por meio da conscientização, treinamento e capacitação. “É importante que os vendedores dominem as técnicas de vendas online, comunicação virtual efetiva e conhecimento aprofundado dos produtos disponíveis no e-commerce”.
Outro detalhe importante é pensar em incentivos para estimular a equipe a se dedicar ao canal digital e desta maneira os vendedores entendam que trata-se de um complemento, um ativo importante para aumentar a capilaridade de produtos e estoques que ajudam o vendedor a aumentar seu ticket médio e não deixar o cliente sair da loja de mãos vazias porque a peça procurada pelo cliente não existe no estoque da loja.
Os impactos positivos dessa estratégia são vários, como: aumento das vendas, aumento da satisfação dos clientes, redução dos custos de marketing e melhoria da imagem da marca. A plataforma Linx Commerce oferece em uma de suas funcionalidades a gestão dos representantes de vendas, pois é uma oportunidade para o lojista aumentar o faturamento da marca e gerenciar o percentual de vendas da equipe.
“O uso da solução de representante comercial da plataforma Linx Commerce permite análise de dados, identificação de tendências e oportunidades de crescimento para o negócio”, finalizou Renato.