default
Publicidade: default

Canais de vendas digitais: a nova estratégia comercial dos e-commerces

default
Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma estratégia que vem sendo destaque dentro das plataformas de e-commerce é o representante de vendas nos canais digitais. Além de engajar a força de vendas no ambiente virtual, ainda permite a integração entre o mundo físico e online. Essa nova tendência do varejo proporciona uma experiência completa entre o vendedor e o cliente. E, para alcançar resultados positivos, é preciso estruturar a operação e a cultura de equipe, para uma fusão entre os canais físicos e digitais. 

Para ficar mais claro, a diferença dos canais de vendas presencial e o online, o head de produto da Linx Commerce, Renato Borges explicou: “Os canais de vendas físicos são aqueles em que as transações ocorrem em estabelecimentos físicos, como lojas de rua, shoppings ou quiosques. Já os canais de vendas digitais referem-se às plataformas online, como websites, aplicativos de compras, redes sociais e chats. A principal diferença entre eles está na forma como ocorre o contato entre vendedores e clientes, com os canais físicos dependendo do atendimento presencial, enquanto os digitais utilizam interações virtuais, como chats, e-mails ou vídeo chamadas”. 

Alguns exemplos de canais de vendas físicos são supermercados, shoppings centers e lojas de departamento. Já os canais de vendas digitais são e-commerces, marketplaces, redes sociais, chat (WhatsApp).  

Nos canais presenciais de venda o cliente pode ver, tocar e experimentar os produtos antes de comprar. Isso gera mais confiança dos clientes e uma maior taxa de conversão. Já nos canais online, os clientes podem comprar produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse modelo de venda possibilita um aumento no alcance da empresa e das vendas. 

Outro detalhe importante é pensar em incentivos para estimular a equipe a se dedicar ao canal digital e desta maneira os vendedores entendam que trata-se de um complemento, um ativo importante para aumentar a capilaridade de produtos e estoques que ajudam o vendedor a aumentar seu ticket médio e não deixar o cliente sair da loja de mãos vazias porque a peça procurada pelo cliente não existe no estoque da loja. 

Publicidade: default