A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) anunciou, nesta quarta-feira (21), dados relacionados a utilização de cartões no Brasil em 2023. Ao todo, foram R$ 3,74 trilhões transacionados e 42,2 bilhões de operações contabilizadas no período. Os dados marcam crescimento de 10,1% e 13,1% ante ano anterior, respectivamente.
Na análise da relação entre os dados, entende-se que apesar de um número maior no ano passado, houve retração no ticket médio das transações. Mesmo assim, impressiona o fato de que, por segundo, foram cerca de 1,340 movimentações usando cartões de crédito, débito ou pré-pago.
O estudo também trouxe resultados específicos de cada um dos três modais citados. De maneira geral, o cartão de crédito continuou como o preferido do consumidor e visto por ele como facilitador no processo de compra, quando utilizado da maneira correta.
No valor transacionado, a divisão entre cada uma ficou da seguinte forma:
Já na divisão quanto ao número de operações realizadas, o destaque continua com o cartão de crédito:
No varejo, o valor transacionado com cartões teve altas maiores em quatro setores:
– Alimentação: 27,4%
– Móveis e construção: 15,3%
– Farmácias e saúde: 10,2%
– Tecidos, vestuário e calçados: 7,6%
Digitalização da economia
O e-commerce também aparece no levantamento da Abecs, que mostra R$ 830 bilhões em valores transacionados em compras não presenciais. Em relação a 2022, o crescimento é de 13,2%, quando a entidade identificou R$ 733 bilhões.
O crescimento também aconteceu para cada modalidade de pagamento:
– Cartão de crédito: 12,8%
– Cartão de débito: 28,3%
– Cartão pré-pago: 24,3%
Na comparação entre quartos trimestres, o restrospecto é positivo tanto frente 2022 quanto 2019. Veja:
Outro modelo visto pela Abecs como diferencial nos últimos anos é o do pagamento por aproximação. Prometendo mais agilidade, mas ainda com desconfiança quanto a sua segurança, o levantamento reforça a alta adesão às carteiras digitais no Brasil.
No recorte com 2022, o aumento foi de 70,1%, chegando a R$ 986,4 bilhões operados. O cartão de crédito representou R$ 541,3 bilhões em valores transacionados, enquanto o de débito representou R$ 180,4 bilhões.
Sendo assim, a compra por aproximação representa 54,7% das transações presenciais. Ao todo, já foram 17,5 bilhões de compras pagas dessa forma, feitas por meio de cartão (78%), celular (27%) ou relógio (1%).
Compras internacionais
No uso de cartões para consumo no exterior, a Abecs identificou um gasto geral de R$ 66,1 bilhões no ano passado. Segundo dados do Banco Central, os gastos de estrangeiros no Brasil chegaram a R$ 27,6 bilhões.
Entre as principais regiões em valor transacionado por brasileiros fora do país, estão Europa (R$ 29,5 bilhões), EUA (R$ 24,9 bilhões) e Américas (R$ 7,8 bilhões).
Para as outras regiões internacionais, o consumo por meio de cartões continua crescendo. Na Ásia (R$ 2,8 bilhões), Oceania (R$ 635,4 milhões) e África (R$ 359,8 milhões), houve crescimento em todas.
Regiões
Na divisão regional dos valores transacionados, a Abecs registrou o melhor desempenho no Sudeste e Sul, mas seguido de bons índices de crescimento para o restante do Brasil. Confira:
Sudeste
Valor transacionado: R$ 2,03 trilhões (crescimento de 10,4% ante 2022)
– Cartão de crédito: R$ 1,3 trilhões (12,8%)
– Cartão de débito: R$ 533,5 bilhões (0,1%)
– Cartão pré-pago: R$ 155,1 bilhões (33,5%)
Sul
Valor transacionado: R$ 510,7 bilhões (crescimento de 9,4% ante 2022)
– Cartão de crédito: R$ 292,8 bilhões (13,1%)
– Cartão de débito: R$ 174,6 bilhões (-0,2%)
– Cartão pré-pago: R$ 43,1 bilhões (32,3%)
Nordeste
Valor transacionado: 448,3 bilhões (crescimento de 5,4% ante 2022)
– Cartão de crédito: R$ 2917 bilhões (7,6%)
– Cartão de débito: R$ 115,8 bilhões (-4,4%)
– Cartão pré-pago: R$ 40,8 bilhões (25%)
Centro-Oeste
Valor transacionado: R$ 295,6 bilhões (crescimento de 9,6% ante 2022)
– Cartão de crédito: R$ 164,3 bilhões (13,5%)
– Cartão de débito: R$ 99,8 bilhões (-1,1%)
– Cartão pré-pago: R$ 31,4 bilhões (31,5%)
Norte
Valor transacionado: R$ 145 bilhões (crescimento de 8,3% ante 2022)
– Cartão de crédito: R$ 73,2 bilhões (11,9%)
– Cartão de débito: R$ 51,5 bilhões (-3%)
– Cartão pré-pago: R$ 20,6 bilhões (32,2%)
*Em parênteses a variação (positiva ou negativa) em relação ao mesmo índice em 2022