Aline é uma jovem de 29 anos, cheia de carisma e de boas ideias. Formada em Publicidade e após anos trabalhando no mercado financeiro, decidiu aceitar o convite de seu padrasto, Edison Machiaverni, e tornar-se sócia da joalheria que ele comandava já há algumas décadas.
“Sempre tive vontade de empreender, mas não sabia como e quando. Em 2020, meu padrasto me chamou para ser sua sócia e me interessei pela oportunidade”, conta a jovem.
Aos olhos de muitos, uma joalheira parece aquele tipo de negócio com pouca margem para inovação. Aos olhos de Aline, era um prato cheio para lançar tendência, e foi isso que ela fez. Junto com Edison, decidiu que o negócio seria 100% online, focado no nicho de alianças de ouro e prata, produtos que já tinham boa saída na joalheria, até então, física. Ao estudar o mercado de alianças, a jovem ficou extremamente incomodada com o que encontrou: “Era uma comunicação muito tradicional e essencialmente heteronormativa. Vi um espaço muito grande para reinventar a forma de consumir o produto”, conta.
Foi assim que o e-commerce da Macchi nasceu: uma operação 100% independente da loja física com foco em diversidade que, hoje, é um dos seus grandes pilares. A comunicação da marca tem a máxima de que “Amor é amor” e que uma aliança, mais do que simbolizar o amor entre casais, simboliza o amor – por outra pessoa, por si mesmo ou até por pets. O conceito de aliança somente como compromisso entre homem e mulher caiu por terra e Aline conseguiu transformar algo tradicional numa experiência moderna e divertida.
Com a inovação na comunicação e no conceito do produto, boa parte do seu público atualmente pertence à comunidade LGBTQIAP+, embora a marca atenda todos os públicos. “As pessoas se identificaram muito com o que estávamos falando. Nunca tive dúvida de que escolhemos o caminho certo”, celebra Aline.
A empreendedora conta que, no início, o padrasto ficou inseguro, mas quando viu o crescimento acelerado do negócio, entendeu a necessidade de fazer algo diferente. E, quando falamos em “acelerado” é porque foi mesmo. Entre setembro de 2021 e setembro de 2022, a Macchi cresceu 740%, alcançando 500 mil seguidores no Tik Tok e vídeos que chegaram à marca de 7 milhões de visualizações.
Do início ao boom
Foram seis meses para estruturar tudo: “Lançamos a Macchi em maio de 2021, com site de e-commerce na plataforma Nuvemshop, uma super parceira até hoje, e perfil no Instagram, considerado uma grande vitrine, onde precisávamos estar. Mas, nessa época, eu já consumia muito conteúdo no Tik Tok e comecei a perceber que marcas e pessoas estavam crescendo e se tornando extremamente relevantes da noite para o dia. Senti que precisávamos explorar esse potencial”, conta Aline.
Foi ela que assumiu os canais de comunicação da marca. Sempre muito ligada em todos os comentários que recebia, começou a fazer vídeos contando as histórias das pessoas que compravam as alianças e também alguns unboxings de seus produtos: “Começamos a criar conteúdo no Tik Tok – tudo muito caseiro – e, em pouco tempo, um vídeo nosso viralizou! Foi quando eu percebi o impacto que isso tinha nas nossas vendas. Geralmente eram 4 pessoas navegando simultaneamente em nosso site. De repente, pulou para 180 pessoas”.
E o boom repentino veio como uma alegria e um desafio imenso, já que, no início, eram somente ela, a mãe e o padrasto na operação da loja: “Trabalhávamos de casa e chegamos a virar várias noites embalando pedidos! Eu lembro que eu imaginava o dia em que teria um escritório com um time e apesar de ser o meu sonho naquela época, ainda parecia um pouco distante”. Em menos de um ano após o lançamento, abriram um escritório e expandiram o time, que hoje é composto por 6 pessoas – e já dá sinais de que crescerá em breve.
Presença no Tik Tok
Sem qualquer agência por trás de suas criações, Aline se tornou embaixadora da campanha “Vem comigo para o Tik Tok”, que teve como objetivo incentivar pequenos e médios negócios a usarem a ferramenta como suporte para suas vendas. Além disso, a Macchi foi finalista, em dezembro de 2022, da 1ª edição do Tik Tok ad awards, que premiou as marcas que desenvolveram as melhores estratégias na plataforma.
Hoje, ciente de que a presença nas redes sociais foi essencial para o seu explosivo crescimento, a empreendedora dá dicas para quem quer começar: “Eu costumo falar que o TikTok não é o futuro e sim o presente! Se você não está na plataforma hoje, você já está atrasado… Se eu pudesse dar algumas dicas para quem também quer explorar o potencial desta rede social, seriam: crie sua conta, explore muito, entenda como as coisas funcionam por lá, quando assistir um vídeo legal, não deixe de curtir, de seguir o criador. Assim você vai entender como o algoritmo funciona. Teste diferentes formatos de conteúdo até entender o que a sua comunidade gosta de ver. Por fim, seja próximo do seu público, leia e interaja com os comentários e não se esqueça que feito é melhor do que perfeito, o melhor momento para você começar é hoje”.
Para 2023, a meta é escalar e triplicar o faturamento de 2022. E, sobre os concorrentes, a jovem garante não se preocupar: “Por mais que exista um mercado muito grande de alianças, não acredito que existam concorrentes competindo de igual para igual conosco. Digo isso pois nunca vi nenhuma outra joalheria fazer o que estamos fazendo. Até existe um movimento das marcas em tornarem a comunicação menos heteronormativa, mas realmente nunca vi nenhuma marca abraçar todas as formas de amor, como nós fazemos”.