Um recente estudo realizado pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva revelou que o apoio a causas ambientais, sociais e de diversidade está ganhando cada vez mais destaque entre os consumidores brasileiros, especialmente nas classes C, D e E. Em 2023, segundo um estudo da Kantar, esse perfil de consumidores compunham um mercado de US$ 15 bilhões na compra de bens massivos de consumo.
Grande poder de compra
Intitulada “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil“, a pesquisa da PwC mostra que 70% dos consumidores pertencentes a essas classes econômicas estão dispostos a pagar mais por marcas que demonstrem engajamento na defesa do meio ambiente. Além disso, 69% estão igualmente dispostos a desembolsar valores mais altos por produtos de empresas que apoiam causas sociais.
Essa tendência de consumo responsável parece estar se consolidando, uma vez que 86% dos entrevistados afirmaram que priorizariam marcas e lojas sustentáveis na hora de fazer suas compras. O estudo ainda ressalta que 53% dos consumidores dessas classes já deixaram de adquirir produtos de determinadas marcas devido à falta de responsabilidade social por parte das empresas.