Pela primeira vez desde 2021, a Microsoft superou a Apple em valor de mercado, se tornando a empresa mais valiosa do mundo, estimada em US$ 2,888 trilhões. Entre os motivos está a colaboração da multinacional de Bill Gates com a OpenAI, a criadora do ChatGPT. E, segundo Florian Bessonnat, cofundador e CIO da startup franco-brasileira Simplex e professor no curso de SEO da Universidade de Genebra, essa disputa deverá se acirrar ainda mais nos próximos 2 anos.
Isso porque, de acordo com o especialista, o ChatGPT deverá transformar a maneira como as pessoas fazem buscas na Internet — o que possivelmente desbancaria o Google. Fontes disseram ao The Verge que a OpenAI tem tentado agressivamente recrutar funcionários do Google para trabalhar em um novo produto de buscas.
Smatphones equipados com ChatGPT
Segundo uma previsão de Florian, as constantes evoluções do ChatGPT levam a crer que as próximas gerações de smartphones já contem com a ferramenta integrada nos dispositivos.
“O ChatGPT se tornará uma espécie de copiloto das pessoas, respondendo a perguntas mais complexas, cruzando dados de modo a fornecer respostas cada vez mais completas. Estaremos diante de uma verdadeira transformação no modo em que tarefas operacionais são executadas hoje em dia”.
Florian Bessonnat, cofundador e CIO da Simplex
Um estudo da TIC Domicílios 2022, lançado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), afirma que dos 149 milhões de usuários de Internet no país, mais de 92 milhões, cerca de 62%, acessam a web apenas pelo celular.
Por conta disso, o especialista explica que empresas que estiverem trabalhando com conteúdo em escala sairão na frente nesta transição, já que as plataformas de IA que realizam buscas irão precisar de uma quantidade cada vez maior de dados para aprendizagem.
Boom do SEO e crise da mídia paga
Se por um lado o SEO experimentará um enorme crescimento, a mídia paga estará diante de uma possível crise — afinal, o ChatGPT considera apenas resultados orgânicos. Segundo ele, uma pergunta simples (como, por exemplo, qual é o smartphone mais barato no mercado) pode devolver múltiplos resultados no Google.
No ChatGPT, porém, o retorno à pergunta será diferente, pois a ferramenta conseguirá cruzar avaliações do produto na Internet com a confiança do vendedor e, considerando a localização do comprador, sugerir um único resultado mais assertivo. Tudo isso, escaneando centenas ou milhares de páginas no Bing.
Qual o posicionamento do Google?
Em uma aparição recente, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, alertou sobre o surgimento de concorrente nas buscas. Apesar de representar cerca de 92% dos mecanismos de busca, o executivo disse que o crescimento orgânico da empresa diminuiu a velocidade com a chegada da IA Generativa — e que ela também consome mais no custo com máquidas.
O Google aumentou sua receita anual em mais de US$ 100 bilhões nos últimos 3 anos. Ainda assim, Raghavan reforçou que a empresa “deve se movimentar mais rápida, tal qual fazem os atletas”. A mensagem referia-se ao aumento da concorrência (Microsoft e OpenAI) e ao ambiente regulatório cada vez mais desafiador.