Os gigantes de tecnologia da China mais ricos interromperam a compra comunitária, um processo em que os gigantes de tecnologia facilitam a prática tradicional de vizinhos juntarem dinheiro para comprar itens a granel mais baratos, diz um relatório.
Centenas de startups na China já faliram e os investidores podem perder bilhões de dólares como resultado. A compra comunitária começou como um fenômeno rural. Os agricultores se uniram para economizar dinheiro e comprar suprimentos em grandes volumes.
Mas gradualmente tornou-se mais urbano à medida que os smartphones se tornaram onipresentes. Recentemente, tem sido usado principalmente para comprar mantimentos, em vez de sementes e fertilizantes como antes.
Havia centenas de milhares de bairros usando JD.com, Meituan, Pinduoduo e outros, no que parecia ser uma nova fronteira para o comércio eletrônico. No entanto, isso não deu certo – a indústria foi pega em uma repressão do governo chinês, que no ano passado viu multas em várias plataformas de compra da comunidade por “gastos excessivos” em promoções para conquistar usuários.
As startups de compra comunitária pareciam uma aposta confiante no início da pandemia, com cidades menores pedindo necessidades diárias em massa. Mas as grandes empresas acabaram subsumindo as menores, e o mercado começou a cair.
O relatório diz que a Meituan restringiu suas operações de compra comunitária em Pequim, na capital da China. Isso ocorreu com o fechamento de “centenas, senão milhares” de pontos de coleta em toda a cidade, a fim de acompanhar as restrições do COVID à medida que os casos aumentavam.
O principal regulador da Internet da China se reunirá na próxima semana com gigantes da tecnologia para falar sobre o regulamento, e alguns que sabem disso disseram que isso pode mostrar que as autoridades estão reconhecendo como os regulamentos prejudicaram o setor privado, com a economia do país em fluxo por causa das medidas do COVID.
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Fonte: PYMNTS