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Chuva é responsável pelo crescimento das compras no varejo físico durante pré-páscoa

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Ovos de páscoa pequenos coloridos
Imagem: reprodução

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas de chocolateiras apresentaram um crescimento de 2,7% no período pré-páscoa (18 a 24 de março) quando comparada a intervalo similar em 2023, 27 de março a 2 de abril.

Como destaque as chocolaterias dentro de shoppings tiveram um crescimento de 5,1% e lojas de rua aumentaram 1,7% no faturamento. 

Carlos Alves, vice-presidente da Cielo, defende que a melhora no desempenho dos espaços dentro do shopping é consequência do clima. “A chuva atingiu boa parte do país e os consumidores aproveitaram o ambiente coberto dos shoppings para as compras de Páscoa”, diz.

O Nordeste totalizou 8,7%, maior aumento nas vendas, enquanto o sudeste teve o menor crescimento, 0,2%. 

Retomando

Segundo estudo da Globo, aproximadamente, 81% dos consumidores brasileiros planejam comemorar a data e 76% afirmam que provavelmente vão presentear alguém.

As expectativas para a páscoa de 2024 preveem um crescimento de 13% e 15% em volume, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).O faturamento projetado é de R$ 3,44 bilhões. 

Os consumidores, para este ano, planejam investir além dos tradicionais ovos de páscoa, incluindo brinquedos (30%), artigos para decoração (16%) e até mesmo roupas (15%), afirma a Globo.

Globalmente, o mercado de chocolate ao redor do mundo ainda apresenta um crescimento exponencial, segundo a Statista a receita neste mercado deve alcançar US$ 1,15 bilhão em 2024.

Para a data também é extremamente importante, tomar precauções. Estas, dizem respeito a desenvolver um planejamento de rotas de transporte, escolher armazenamentos adequados para os produtos e alinhar as entregas com parceiros de distribuição para que o doce não sofra prejuízos.

Metodologia

A pesquisa acompanha, mensalmente, a evolução do varejo brasileiro mapeando 18 setores, desde pequenos lojistas até grandes varejistas. A Cielo conta com, aproximadamente, 870 mil varejistas credenciados. 

Além disso, o indicador é responsável por detalhar a real dinâmica dentro do ponto de venda, não somente as atividades comerciais movimentadas por cartões.