As empresas brasileiras trabalham com base no ‘clientecentrismo’, de acordo com o Customer Insights 2024. A análise, feita por Zenvia, CS Academy, MindMiners e SenseData aponta que a cultura mais fortalecida no ambiente corporativo no Brasil é o do cliente no centro das ações.
Segundo dados do levantamento, 70% dos entrevistados afirmam que atuam em empresas que aplicam a cultura centrada no cliente. Por outro lado, 54% ainda creem que há espaço para evolução e 26% falam em uma cultura empresarial pouco centrada no cliente.
Canais
A pesquisa mostra que WhatsApp e e-mail são os canais de comunicação mais utilizados entre as empresas, com recorte de 87%. Os meetings, ou reuniões online, surgem em terceiro lugar, com 71%, enquanto o telefone registra 28% de utilização. A opção dos encontros presenciais é levada em consideração para apenas 6% das empresas.
Comunicação
No atendimento personalizado, 13% das empresas afirmam que trabalham segmentação na comunicação conforme o perfil do cliente. Enquanto isso, 72% acreditam que há espaço para melhorias e 15% não oferecem qualquer tipo de especificidade.