O Fórum E-Commerce Brasil 2024, realizado entre 30 de julho e 1º de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo, consolidou-se como o principal evento de e-commerce do mundo, reunindo mais de 28 mil participantes, cerca de 270 expositores e 350 palestrantes.
A 15ª edição trouxe à tona insights poderosos que reafirmam a importância da transformação digital no comércio eletrônico, com foco especial em inteligência artificial (IA), CRM e automação de marketing como pilares para o sucesso futuro.
Zia Wigder, CCO da eMarketer, ressaltou que o Brasil atingiu uma impressionante penetração de 12,1% no e-commerce, ultrapassando diversos países europeus. Este dado sublinha a necessidade das empresas brasileiras de adotarem estratégias mais avançadas para capturar e engajar seus consumidores.
A WGSN, por sua vez, destacou uma tendência crescente no varejo de experiência, com 52% dos consumidores brasileiros priorizando gastos em experiências sobre produtos físicos.
Um dos caminhos para atingir as experiências tão desejadas pelos clientes é a integração dos e-commerces com ferramentas de CRM com automação de marketing, que têm se mostrado essenciais para personalizar a experiência do consumidor em larga escala.
Pela primeira vez com um estande próprio no evento, a edrone, startup polonesa com filial no Brasil desde 2022, se destacou entre os serviços de CRM para e-commerce e automação de marketing presentes no Fórum por democratizar o acesso às tecnologias de ponta, permitindo que pequenos e médios e-commerces tenham vez na disputa contra grandes players do mercado virtual.
“Diferente dos CRMs disponíveis no mercado, a nossa ferramenta é pensada exclusivamente para a realidade do e-commerce. Conseguimos criar soluções, usando a inteligência artificial para e-commerce, que fazem uma leitura extremamente precisa do comportamento do consumidor, permitindo que a comunicação e as ações de marketing sejam personalizadas, pensadas para o dia a dia das lojas virtuais, com resultados muito mais expressivos e que pequenos e médios e-commerces podem alcançar”, conta Anna Neiva, head de marketing da edrone.
Com mais de 300 clientes no país, o sucesso da edrone no Brasil é recente, reflexo de uma trajetória de crescimento robusto, impulsionada por aportes significativos, incluindo um investimento recente de R$ 25 milhões liderado pela INventures, capital direcionado para expandir a presença da empresa no Brasil, com foco em contratar novos talentos e melhorar continuamente seus processos de negócios.
Durante três dias, a empresa apresentou suas soluções diretamente no evento. A equipe da edrone interagiu com mais de três mil pessoas, oferecendo demonstrações ao vivo e consultorias personalizadas que mostraram como o uso estratégico de CRM, IA e automação de marketing pode transformar o desempenho das empresas no e-commerce.
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