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Nunca mais perca clientes por falta de estoque

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

À primeira vista, produtos fora de estoque podem fazer parecer que a loja virtual faz muitas vendas e é disputada pelos consumidores. Mas na verdade, esse é um problema que impacta negativamente a experiência que o consumidor tem com a loja virtual.

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(Imagem: Divulgação)

A indisponibilidade de produtos pode fazer o cliente avaliar negativamente a loja e buscar outras opções. Por isso, evitar que isso aconteça é importante. Ainda assim, nem sempre é possível.

Para remediar esse problema a Empreender desenvolveu o Cheguei, o aplicativo que adiciona o botão avise-me quando chegar. Assim, os clientes serão notificados via e-mail ou WhatsApp da chegada do produto e a perda de vendas diminui.

Impactos da falta de estoque

O setor do e-commerce chegou e com ele a possibilidade de comprar e vender produtos sem muitas barreiras geográficas. Hoje, é possível comprar objetos em lojas de qualquer lugar do mundo.

Isso tornou o mercado mais competitivo e aumentou o poder do consumidor que, com uma infinidade de lojas à sua disposição, se tornou mais exigente quanto à sua experiência.

Poucas coisas são tão frustrantes quanto procurar por um produto específico e se deparar com a falta de estoque. Além de deixar um possível cliente frustrado, a falta de estoque tem outros impactos negativos.

Perda da credibilidade e confiança

Os clientes começam a questionar se podem contar com a loja para atender às suas necessidades futuras, especialmente em casos de urgência ou para itens essenciais.

Perda da lealdade do cliente

Em um mercado competitivo, os clientes têm inúmeras opções, e uma única experiência negativa pode ser o fator decisivo para eles levarem seu negócio para outro lugar.

Impacto no ticket médio

Portanto, a falta de um produto pode resultar na perda de todo um carrinho de compras, aumentando significativamente o impacto financeiro para a loja.

Algumas pesquisas sugerem que a falta de estoque pode resultar em uma perda de cerca de 4% a 8% das vendas potenciais, mas isso depende fortemente do setor e das práticas específicas de cada loja.

Dicas para evitar a falta de estoque

A melhor forma de evitar que o cliente tenha uma experiência frustrante e negativa na loja virtual por conta da disponibilidade de produtos, é evitando que o estoque fique esgotado.

Para isso, é preciso tomar algumas medidas para gestão de estoque, como:

Monitoramento de Estoque Eficiente: Implemente tecnologias avançadas de previsão e gestão de estoque. Essas ferramentas utilizam dados históricos e tendências atuais para prever a demanda futura, ajudando a manter um equilíbrio entre excesso e falta de produtos.

Considere a adoção de sistemas automatizados que alertam quando os níveis de estoque estão baixos, permitindo reabastecimentos oportunos.

Planejamento de demanda: Analise regularmente as tendências de vendas e padrões de consumo. Isso inclui avaliar dados sazonais, promoções recentes, e mudanças no comportamento do consumidor.

Utilize essas análises para antecipar picos de demanda e ajustar os níveis de estoque adequadamente, evitando tanto a escassez quanto o excesso de produtos.

É um processo muito vantajoso para lojas virtuais que possuem pouco espaço para armazenar o estoque dos produtos ou preferem delegar esse processo para otimização das entregas.

Adicione o botão avise-me quando chegar

Por mais esforços que o lojista faça, é bastante improvável que ele nunca enfrente a falta de estoque. Isso pode acontecer por uma alta de demanda, quando existem mais pedidos que o usual, por problemas na gestão do fornecedor, etc.

Nesses casos, é importante ter na loja virtual o botão “avise-me quando chegar”. Esse botão vai servir como um remédio para a falta de estoque.

Com ele, os clientes podem cadastrar seus dados e serão notificados assim que o produto estiver disponível novamente. Esse botão pode ajudar a recuperar até 20% das vendas perdidas por falta de estoque.

Seja imediatamente após o reabastecimento ou quando houver estoque suficiente para atender a pelo menos 50% dos pedidos de aviso.

Além disso, os avisos sobre a disponibilidade de produtos podem ser enviados tanto por e-mail quanto por WhatsApp. Esta dualidade de opções garante que os lojistas possam alcançar seus clientes nos canais que eles usam e preferem.

O app “Cheguei” é mais do que uma ferramenta de notificação; é um parceiro estratégico no gerenciamento do e-commerce. Experimente o aplicativo gratuitamente e nunca mais perca clientes por falta de estoque.