À primeira vista, produtos fora de estoque podem fazer parecer que a loja virtual faz muitas vendas e é disputada pelos consumidores. Mas na verdade, esse é um problema que impacta negativamente a experiência que o consumidor tem com a loja virtual.

A indisponibilidade de produtos pode fazer o cliente avaliar negativamente a loja e buscar outras opções. Por isso, evitar que isso aconteça é importante. Ainda assim, nem sempre é possível.
Para remediar esse problema a Empreender desenvolveu o Cheguei, o aplicativo que adiciona o botão avise-me quando chegar. Assim, os clientes serão notificados via e-mail ou WhatsApp da chegada do produto e a perda de vendas diminui.
Impactos da falta de estoque
O setor do e-commerce chegou e com ele a possibilidade de comprar e vender produtos sem muitas barreiras geográficas. Hoje, é possível comprar objetos em lojas de qualquer lugar do mundo.
Isso tornou o mercado mais competitivo e aumentou o poder do consumidor que, com uma infinidade de lojas à sua disposição, se tornou mais exigente quanto à sua experiência.
Poucas coisas são tão frustrantes quanto procurar por um produto específico e se deparar com a falta de estoque. Além de deixar um possível cliente frustrado, a falta de estoque tem outros impactos negativos.
Perda da credibilidade e confiança
Os clientes começam a questionar se podem contar com a loja para atender às suas necessidades futuras, especialmente em casos de urgência ou para itens essenciais.
Perda da lealdade do cliente
Em um mercado competitivo, os clientes têm inúmeras opções, e uma única experiência negativa pode ser o fator decisivo para eles levarem seu negócio para outro lugar.
Impacto no ticket médio
Portanto, a falta de um produto pode resultar na perda de todo um carrinho de compras, aumentando significativamente o impacto financeiro para a loja.
Algumas pesquisas sugerem que a falta de estoque pode resultar em uma perda de cerca de 4% a 8% das vendas potenciais, mas isso depende fortemente do setor e das práticas específicas de cada loja.
Dicas para evitar a falta de estoque
A melhor forma de evitar que o cliente tenha uma experiência frustrante e negativa na loja virtual por conta da disponibilidade de produtos, é evitando que o estoque fique esgotado.
Para isso, é preciso tomar algumas medidas para gestão de estoque, como:
Monitoramento de Estoque Eficiente: Implemente tecnologias avançadas de previsão e gestão de estoque. Essas ferramentas utilizam dados históricos e tendências atuais para prever a demanda futura, ajudando a manter um equilíbrio entre excesso e falta de produtos.
Considere a adoção de sistemas automatizados que alertam quando os níveis de estoque estão baixos, permitindo reabastecimentos oportunos.
Planejamento de demanda: Analise regularmente as tendências de vendas e padrões de consumo. Isso inclui avaliar dados sazonais, promoções recentes, e mudanças no comportamento do consumidor.
Utilize essas análises para antecipar picos de demanda e ajustar os níveis de estoque adequadamente, evitando tanto a escassez quanto o excesso de produtos.
É um processo muito vantajoso para lojas virtuais que possuem pouco espaço para armazenar o estoque dos produtos ou preferem delegar esse processo para otimização das entregas.
Adicione o botão avise-me quando chegar
Por mais esforços que o lojista faça, é bastante improvável que ele nunca enfrente a falta de estoque. Isso pode acontecer por uma alta de demanda, quando existem mais pedidos que o usual, por problemas na gestão do fornecedor, etc.
Nesses casos, é importante ter na loja virtual o botão “avise-me quando chegar”. Esse botão vai servir como um remédio para a falta de estoque.
Com ele, os clientes podem cadastrar seus dados e serão notificados assim que o produto estiver disponível novamente. Esse botão pode ajudar a recuperar até 20% das vendas perdidas por falta de estoque.
Seja imediatamente após o reabastecimento ou quando houver estoque suficiente para atender a pelo menos 50% dos pedidos de aviso.
Além disso, os avisos sobre a disponibilidade de produtos podem ser enviados tanto por e-mail quanto por WhatsApp. Esta dualidade de opções garante que os lojistas possam alcançar seus clientes nos canais que eles usam e preferem.
O app “Cheguei” é mais do que uma ferramenta de notificação; é um parceiro estratégico no gerenciamento do e-commerce. Experimente o aplicativo gratuitamente e nunca mais perca clientes por falta de estoque.
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