Durante período de Natal e Ano Novo de 2023, os gastos online aumentaram em 3,7%, e os métodos de “Compre Agora, Pague Depois” (BNPL) cresceram 12,7%, expandindo assim o panorama de ameaças de fraude.
As perdas globais com fraudes no comércio eletrônico atingiram mais de $48 bilhões em 2023, um aumento assustador em relação aos $41 bilhões em 2022. Os atores de ameaças estão utilizando métodos cada vez mais complexos para cometer fraudes, incluindo campanhas de malvertising que exploram sites de varejo e comércio eletrônico. Essas campanhas espalham malware por meio de links maliciosos em sites legítimos, expondo os consumidores a golpes de suporte técnico e páginas de phishing.
Além disso, o crescimento da indústria BNPL aumenta os riscos de fraude online, pois esses sistemas têm verificações de segurança menos rigorosas em comparação com métodos de pagamento tradicionais.
Um plano de ação de três etapas para varejistas adotarem em seus canais digitais próprios:
1. Nomear uma pessoa ou equipe dedicada à segurança digital para manter as medidas de segurança atualizadas, monitorar e responder a violações de segurança.
2. Apoiar o uso de passkeys em vez de senhas tradicionais para melhorar a autenticação dos usuários e proteger contra fraudes online.
3. Calcular o risco comercial e investir em segurança de acordo, considerando não apenas as perdas financeiras imediatas, mas também os danos à reputação e à confiança do cliente.