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Como entrar com a sua marca no universo conversacional?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O comércio conversacional tem se tornado cada vez mais uma necessidade ao redor do mundo. A sua proposta é trazer a experiência offline de interação com produtos e serviços entre marcas e pessoas para o digital e, assim, reinventar o comércio nesse novo contexto de mercado – no qual as pessoas querem conversar com as marcas por mensagens e nos aplicativos que já usam, como o WhatsApp.

Recentemente, uma pesquisa do Mobile Time, mostrou que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros, somado a isso, temos também o contexto gerado pela pandemia da Covid-19. Esse cenário estimulou as empresas a reverem a maneira com que se relacionam com os seus clientes para criarem canais de comunicação nos aplicativos de mensagem.

Mesmo com um cenário favorável ao comércio conversacional, ainda assim, muitas empresas brasileiras desconhecem o tema. Por isso, trazemos aqui uma abordagem mais direta e prática de como as empresas podem entrar no mundo do comércio conversacional de uma maneira mais prática e estratégica, por meio do uso de Contatos Inteligentes.

Fique por dentro:

O Contato Inteligente é a nova forma de presença digital das marcas e, cada vez mais, se tornará o novo ativo digital das empresas. Trata-se de uma arquitetura de comunicação fornecida por Take Blip por meio de uma plataforma com soluções de comunicação híbrida: automatizada, mas com possibilidade de inserir chatbots e atendimento humano.

A seguir, vamos explorar 5 dicas relacionadas ao uso de Contatos Inteligentes:

1 – Evolução constante

Contato Inteligente é a união de uma estratégia de comunicação híbrida que pode ser feita através de chatbots. Esse é um sistema que como qualquer outro, precisa de recursos e dedicação para que seja sempre uma solução relevante para quem o utiliza. Erroneamente, costuma se achar que, por se tratar de uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial, depois da sua implantação, não é necessário atenção.

Contudo, é essencial estar em constante evolução, aprender e aprimorar sua comunicação para que cada vez mais a conversa seja mais fluida e natural. Esse comportamento é primordial para que o seu público sinta que você quer oferecer a melhor experiência possível.

2 – Valores de marca bem definidos

Como já diria o Tio Ben, personagem das histórias do “Homem-Aranha”, “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.” Durante anos, as empresas dependiam de uma cadeia operacional para levar o seu produto ou serviço até o consumidor final, as pessoas presentes nessa jornada se tornavam o seu porta voz. A partir do momento que você cria um Contato Inteligente e foca na experiência, a sua marca passa a se relacionar diretamente com o consumidor.

Sua grandeza de alcance, engajamento e relacionamento se expandem exponencialmente. Porém, o efeito contrário acontece na mesma proporção. É preciso ter uma identidade de marca bem definida, entender seu tom de voz e levar a essência da sua marca para os canais de comunicação. Assim, você alcança uma experiência conversacional que realmente impacta o seu público.

Lembre-se: entender como o seu público se comunica e fornecer o que ele precisa com o menor esforço e tempo possíveis é primordial neste universo. Afinal, as pessoas buscam uma comunicação com as marcas que se assemelhem àquela usada com sua família e amigos nos seus canais de mensagem.

3 – Conheça o seu público

Entenda as características do consumidor 5.0 eles pesquisam bastante antes da compra, investem na experiência que vai além dos produtos e serviços adquiridos. São ativos na comunicação, consideram a opinião de outras pessoas e querem sentir que fazem parte de algo maior. Sabemos que estão dispostos a vestir a camisa da sua marca, desde que os seus valores e ideais sejam similares.

Por isso, mais uma vez, a importância em ter uma identidade de marca bem estruturada, uma cultura forte em toda a organização de forma que o seus clientes sintam isso quando estiverem interagindo com a sua empresa. Esse passo é fundamental para sustentar um engajamento genuíno É fundamental que as empresas ofereçam treinamento para as equipes de atendimento ou que estejam na linha de frente com os seus clientes, para garantir uma comunicação unificada a partir dos seus valores e cultura em todos os canais de atendimento, automatizados e humanos.

4 – Quando implementar contatos inteligentes

É muito normal as empresas acharem que para começar precisam ter um Contato Inteligente perfeito e que cubra a jornada de relacionamento de ponta a ponta, mas isso é um enorme equívoco.

Uma ótima estratégia é o que em Take Blip chamamos de Short Feedback Loop: a possibilidade de construir experiências conversacionais rápidas em que nossa plataforma aprende continuamente por meio do feedback do usuário. Assim, a empresa define os seus maiores objetivos a serem alcançados com o Contato Inteligente e o coloca no ar. Depois, a partir de dados coletados na troca de mensagens, a empresa utiliza entende como os seus clientes estão interagindo, o que eles estão procurando, qual tipo de solução querem ter naquele canal e quais são suas principais dúvidas.

Ninguém melhor do que o seu próprio público para te mostrar o que querem, o que estão sentindo falta ou desejam solucionar no seu Contato Inteligente. Ouvir o seu consumidor coloca a empresa em uma posição capaz de sair da miopia do achismo, já que todas as suas ações são baseadas em dados de conversas reais entre clientes e a marca.

5 – Um modelo escalável

Não é necessário que sua empresa reinvente a roda toda vez. Utilize as ferramentas do mercado ao seu favor. Traga parceiros confiáveis para trabalhar junto com você e escalar a fase inicial do projeto até que sua marca ganhe conhecimento necessário para atuar sozinha.

A plataforma oferecida por Take Blip tem em seu princípio justamente acelerar e sustentar a criação, gestão e evolução do Contato Inteligente por meio de integrações nativas com os principais canais de mensagem e Inteligência Artificial do mercado, o que também permite a possibilidade de desenhar uma arquitetura conversacional do simples ao complexo na mesma solução.

O sucesso do seu Contato Inteligente depende muito da sua estratégia de comunicação, mas o importante é começar e se adaptar ao longo do caminho com os feedbacks dos próprios consumidores. É fundamental se adequar às expectativas dos clientes e buscar soluções que sejam simples e objetivas. Para isso, conte com uma plataforma robusta como a de Take Blip e tenha suporte constante durante todo o processo.

Esse é o novo perfil do consumidor, eles são o presente e futuro das relações entre marca e clientes e possuem alto poder de influência. Lembre-se que uma das principais características do novo consumidor é a rapidez na resposta. Revisite as suas estratégias e estude as mudanças de mercado para atender as expectativas desse consumidor. Veja quais são os seus canais de comunicação atuais e onde o seu público está. Um relacionamento que realmente encanta clientes é aquele que está em constante evolução e se preocupa em oferecer uma experiência positiva ligada em todas as esferas.

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