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Como obter vantagens nas vendas de fim de ano com o comércio unificado

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher experimentando brinco em loja de joais
Descubra como o Comércio Unificado pode aumentar suas vendas de fim de ano (imagem: reprodução)

Um período decisivo do ano se aproxima, o momento em que varejistas encontram grandes oportunidades para aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Para maximizar esses resultados, o comércio unificado se mostra uma das estratégias mais eficientes. Ele vai além de integrar os canais online e físicos, proporcionando uma experiência de compra fluida e personalizada que atende às expectativas dos consumidores modernos.

Insights do comércio unificado 2024

De acordo com o Adyen Index: Relatório do Varejo 2024, a adoção do comércio unificado tem produzido números expressivos, tanto no incremento de receita, quanto no aumento da fidelidade do cliente. 

Alguns insights valiosos:

66% das empresas que adotaram o comércio unificado relataram aumento nas vendas ao permitir que os consumidores concluam transações facilmente entre canais online e offline​.

48% das empresas que utilizam o comércio unificado relataram uma melhor compreensão do comportamento do cliente, o que facilita a segmentação e o marketing​.

56% das empresas que adotaram o comércio unificado observaram aumento na fidelidade de seus clientes​.

75% dos clientes querem descontos personalizados em seus varejistas favoritos.

Esses dados demonstram a importância de se adaptar às preferências dos consumidores e como uma abordagem centrada no cliente pode impulsionar as vendas.

Relatórios de terceiros, como o Unified Commerce Benchmark 2024 da Manhattan Associates, corroboram com os dados apurados pela Adyen, que demonstram vantagem sobre a concorrência, crescimento de receita e otimização dos investimentos aplicados.

Veja alguns dos aspectos do comércio unificado que trazem benefícios aos varejistas na reta final do ano.

Simplificação do checkout

Uma experiência de compra eficiente é fundamental, especialmente durante a alta temporada de vendas. Assim, simplificar o processo de checkout torna-se vital, pois etapas longas e complexas são frequentemente responsáveis pelo abandono de carrinho. 

Ao tornar o pagamento mais rápido e fácil, os varejistas reduzem a fricção, o que não apenas eleva a taxa de conversão, mas também melhora a satisfação do consumidor. Essa otimização é crucial para manter os clientes e minimizar a perda de vendas durante a finalização da compra.

Experiência de compra personalizada

personalização se tornou uma exigência dos consumidores modernos. Utilizar dados para entender as preferências do cliente e oferecer recomendações ou promoções direcionadas é uma maneira eficaz de aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com o consumidor. 

Promoções personalizadas, sugestões com base no comportamento de compras anteriores e comunicação adaptada são algumas das táticas que garantem uma experiência única e relevante. Além de adotar um uso inteligente dos dados obtidos pelo Comércio Unificado, o comerciante é capaz de oferecer aos seus clientes as experiências customizadas que eles esperam e desejam.

Integração completa dos canais

Com o comércio unificado, há a integração completa entre canais online e offline. A experiência omnichannel moderna permite que o cliente transite facilmente entre diferentes canais, seja comprando online e retirando na loja ou consultando estoques em tempo real. 

Uma pesquisa da PwC, em 2022, já apontava que essa convergência moldaria o futuro do varejo, e hoje é exatamente isso que se vê: o consumidor quer uma experiência contínua e integrada em todos os pontos de contato. Ao unificar estoques, pagamentos e dados de clientes, os varejistas criam essa jornada de compra sem interrupções, aumentando as chances de recompra.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma das estratégias mais eficazes para incentivar a recorrência de compras. Cortar o investimento na fidelização pode ser uma falsa economia já que, globalmente, 67% dos consumidores valorizam que suas marcas favoritas ofereçam programas de fidelidade. Além disso, 59% estão dispostos a pagar um valor premium para continuar comprando dessas marcas que preferem. Os consumidores estão ansiosos para que os programas de fidelidade continuem. Mas tem que ser bem-feito.

Esses programas, além de recompensar a lealdade do cliente, fornecem dados valiosos sobre seus comportamentos e preferências, permitindo um refinamento ainda maior na personalização das ofertas.

O comércio unificado entrega a possibilidade de fornecer um programa de fidelidade atrelado ao cartão de crédito. O sistema da Adyen é capaz de identificar um cliente assim que ele usa um cartão para pagar, seja em uma loja física, em um terminal de pagamentos da Adyen, ou por meio do ecommerce.

Alguns benefícios quando marcas oferecem programas de fidelidade desta forma são:

Melhor experiência para os clientes ao acabar com os cartõezinhos ou necessidade de identificação em toda compra;

Diminuição do tempo necessário de atendimento, já que não é preciso coletar essas informações;

Conhecimento aprofundado sobre o comportamento de seus consumidores;

Maiores chances de fidelização do consumidor ao proporcionar um programa de fidelidade simples e fácil.

Conclusão

comércio unificado oferece às empresas uma maneira de otimizar suas vendas de fim de ano, integrando todos os canais de vendas e interação com o cliente. Através de estratégias como simplificação do checkout, personalização, benefícios pós-compra, integração completa dos canais e programas de fidelidade, os varejistas podem proporcionar uma experiência de compra excepcional, atraindo novos consumidores e fidelizando os já existentes. 

Essas práticas ajudam as empresas a não apenas aumentar as vendas durante o período de maior demanda, mas também a construir uma base sólida para o crescimento contínuo e a retenção de clientes ao longo do tempo.