É comum que, na correria do final do ano, os consumidores acabem se esquecendo ou ficando com pouco tempo para fazer a compra dos presentes de Natal. Então, alguns recorrem às lojas físicas para encontrar soluções mais rápidas de lembrancinhas. É o que consta no relatório “2023 Holiday Insights” da Criteo, demonstrando que, historicamente, na última quinzena de dezembro, as vendas nas lojas físicas são mais fortes do que no online, atingindo o pico sete dias antes do Natal.
O levantamento também trouxe os seguintes dados:
– 43% dos entrevistados afirmaram que costumam ir às lojas físicas para compras de última hora;
– 20% compram na loja porque desejam aproveitar programas de fidelidade;
– 20% compram online, mas preferem retirar o produto na loja, em vez de aguardar a entrega.
Além disso, o relatório comparou os dados de 2022 para fazer previsões de como será a temporada de compras natalinas deste ano, pois no ano passado mais de 1/5 das compras foram precedidas de visitas online, ao mesmo tempo em que os consumidores faziam pesquisas e comparações em lojas físicas. Então, essa é uma ótima oportunidade para as lojas investirem em estratégias omnichannel para direcionar o tráfego de pessoas e se destacar no concorrido cenário de vendas.