O número de marcas que conseguiram ampliar sua presença nos lares brasileiros caiu em 2024, segundo o relatório Brand Footprint Brasil 2025, realizado pela Worldpanel by Numerator. Em um cenário de crescimento moderado no consumo de bens de consumo massivo, os consumidores adotam uma postura mais estratégica, priorizando conveniência, valor percebido e controle de gastos.

De acordo com o levantamento, 167 marcas aumentaram seus Consumer Reach Points (CRPs), métrica combina penetração de marca com frequência de compra, em 2024. A média de marcas presentes nos domicílios cresceu apenas duas em relação ao ano anterior, totalizando 97.
A tendência é de um consumidor que compra mais por ocasião (1,8% em volume e 4,3% em gasto médio), mas reduz a frequência de visitas (0,4%) e opta por embalagens menores. Para Elen Wedemann, CEO da Worldpanel by Numerator no Brasil, essa mudança de comportamento impõe desafios à indústria.
“A dinâmica atual é marcada por um consumidor ‘Net Zero’, que equilibra os gastos mantendo o nível de consumo estável. Marcas precisam competir em mais canais e categorias, com diferenciais claros de valor e relevância”, afirma.
Entre as 50 marcas mais presentes nos lares brasileiros, 54% apresentaram crescimento em CRPs – sendo que 93% dessas operam hoje em oito ou mais canais. A diversificação de canais e o posicionamento em segmentos mainstream e premium foram estratégias determinantes para o avanço.
Em destaque
A Coca-Cola manteve a liderança do ranking nacional, com 644 milhões de pontos CRP. Em seguida aparecem Ypê (568 milhões), Perdigão (498 milhões), Seara (474 milhões) e Sadia (431 milhões), que retorna ao Top 5 neste ciclo.
O estudo também aponta a gestão de canais e preços como principal fator de crescimento. Com foco em conveniência e disponibilidade, o consumidor se mostra até 4,2 vezes mais propenso a trocar de marca do que de canal – tendência mais acentuada em categorias como biscoitos, snacks e refrigerantes.
O Brand Footprint Brasil 2025 analisou o comportamento de compra de uma amostra de 11.300 lares, representando 61 milhões de domicílios em todo o País. Ao todo, o estudo monitora o desempenho de mais de 350 marcas no mercado nacional.