O IBM Institute for Business Value, em associação com a National Retail Federation, conduziu uma pesquisa com 18.980 consumidores em 28 países. A intenção era: perguntar sobre hábitos de compra, fatores que influenciam a escolha da marca e do produto, padrões de consumo e a vontade de mudar o comportamento com base em uma variedade de valores e crenças pessoais.
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Descobriu-se que, ao longo da história, as compras envolviam uma viagem planejada com antecedência à uma loja favorita, na qual um consumidor gastava o seu tempo. Então, a revolução do comércio eletrônico elevou esse relacionamento e atividade previsíveis. Em vez de irem à uma loja, hoje as pessoas compram cada vez mais bens e serviços online. No entanto, essa mudança de comportamento só ocorreu recentemente, uma década ou mais desde o advento do smartphone.
Consumidores empoderados
Graças à tecnologia móvel e à mídia social, os consumidores foram reconectados no que diz respeito às compras, e isso pode dar início à uma das maiores mudanças do setor no comportamento do consumidor. Os consumidores sempre ativos de hoje são altamente informados com demandas específicas relacionadas a preço, ingredientes, opções de entrega, métodos de produção e muito mais. E eles compram quando e onde quiserem, nos chamados “micro momentos” — frequentemente enquanto executam outras tarefas. Em outras palavras, hoje os consumidores compram em qualquer lugar, a qualquer hora e cada vez mais, da maneira que quiserem.
Além disso, os consumidores agora são movidos por “micro-necessidades”, que revelam seus desejos por produtos ou atributos específicos que estão em conformidade com o que consideram importante ou valioso. Tradicionalmente, o setor produzia e transportava ofertas que variavam apenas um pouco de local para local, com base em fatores macro, como volume de vendas, clima e intensidade competitiva, para citar alguns. Agora é importante oferecer itens com base em qualidades específicas adaptadas para atender às demandas dos consumidores. Entenda como produtos certificados como orgânicos, frescos, ecologicamente corretos, sem parabenos e similares. Mais de 70% dos entrevistados dizem que estão procurando atributos específicos que são importantes para eles na escolha de uma marca.
Paradoxalmente, à medida que as compras dos consumidores continuam mudando para pontos de contato digitais, a loja é mais importante do que nunca, ainda que seu papel se transforme em algo novo. Para os compradores que desejam conveniência e imediatismo, as lojas tornaram-se pontos críticos no ecossistema omnichannel de fornecimento e atendimento. Para os consumidores que desejam compras experimentais e/ou comunitárias, as lojas tornaram-se vitrines para eles terem um envolvimento prático com produtos e marcas. Esses requisitos abrangentes transformaram radicalmente o cenário de varejo e marca nos últimos cinco anos.
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