A Convenção de Lojistas de Moda & Acessórios, evento exclusivo e gratuito realizado em São Paulo para varejistas do setor, trouxe José Paulo Motta, general manager da e-Closet, para mapear os desafios e as oportunidades ao vender moda e acessórios no online.
Os seis principais desafios do varejo digital:
1. Gestão de custos: cuidado com os fornecedores “sócios”. Todo mundo promete muita coisa, se você for usar todas as ferramentas as despesas superam o lucro.
2. Gestão de vendas: múltiplos canais, sempre! Mas cuidado, pois depende bastante do público-alvo. Em alguns casos um perfil de cliente não combina com o outro. Além disso, dá muito gastos.
3. Processos: mapeie e otimize para minimizar gargalos.
4. Fluxo de caixa: parcelamento em 10x sem juros só no Brasil, conheça seu fluxo! Se você não tiver controle e conhecimento (folha de pagamento, material e etc) vai ter surpresa desagradável.
5. Google Dependência: o dinheiro tem que girar nos varejistas e não nos publishers. Você tem que investir, mas é muito melhor girar o dinheiro em marketplace do que no Google. Coloque o máximo de informação no seu site e nos produtos, isso vai ter mais relevância para o Google sem custo.
6. Inovação (TI): o site bom é aquele que atende as necessidades do seu cliente. Não adianta ter a melhor plataforma se o seu cliente não gosta e também se você não conseguir financiar a plataforma.
As seis principais oportunidades:
1. As margens são atrativas e o tíquete médio é maior.
2. O mercado continua crescendo.
3. Faça parcerias, existem diversas possibilidades.
4. Foco, saiba qual o perfil do seu cliente.
5. Tenha um serviço impecável, esse pe o melhor marketing de todos.
6. Escute seu cliente.
Por Eduardo Mustafa