Ainda segundo o portal de notícias, a Nike afirma que:

O que é o modelo D2C?
Em suma, o Direct To Consumer tem como premissa a venda direta da indústria para consumidores finais, sem passar por intermediários (como lojas de varejo ou marketplaces). Ou seja, da marca fabricante direto ao consumidor. O D2C pode ser aplicado em estratégias online e offline.
Tradicionalmente os fabricantes atuam com um modelo B2B, ou Business-to-Business, que, no varejo, significa utilizar revendedores para distribuir seus produtos. No entanto, o D2C não é excludente, permitindo com que sejam adotados os dois modelos nas empresas, proporcionando ainda mais vantagens e flexibilidade aos negócios.
Qual a importância do D2C para as empresas?
Consequentemente, toda a cadeia de fornecedores também atravessou momentos desafiadores. Aqueles varejistas que já haviam adotado o modelo direto ao consumidor — especialmente se tratando de D2C no ambiente digital — tiveram grandes vantagens frente à concorrência.
Com a impossibilidade de realizar compras presenciais, a migração para o e-commerce foi massiva, brusca e muito intensa. Hábitos que vieram para ficar segundo o Relatório “State of Commerce 2022”, realizado pela Signifyd: 55% dos consumidores disseram considerar permanentes as mudanças que fizeram em relação às compras para lidar com as condições da Covid-19.
Qual a diferença entre B2B, B2C e D2C?
Siglas que são constantemente confundidas, o B2B, B2C e D2C são abreviações para modelos de negócios que, na verdade, possuem significados distintos. Confira:

Dentro do varejo, acontece quando a indústria negocia com uma loja ou rede de lojas para disponibilizar seus produtos para o cliente final. Por exemplo: a KitKat fornece seus chocolates para os mercados, sejam eles pequenos, locais ou grandes redes, como Extra.
O mercado, nesse exemplo, atua como intermediador na venda, fazendo a ponte entre a indústria e o cliente final.

Retomando o exemplo anterior, são os mercados que realizam a venda dos chocolates da KitKat para os clientes. A única forma de adquirir esses produtos é através da dinâmica entre varejista e Pessoa Física.

Quais as vantagens de adotar um modelo de negócio Direct To Consumer (D2C)?
O modelo D2C pode ser muito vantajoso para as empresas. Confira algumas razões para investir nesse modelo de negócio:

Escolha bons parceiros para o e-commerce
Além de escolher um modelo que faça sentido para o negócio e para seus clientes, um ponto fundamental é tomar boas decisões em relação aos parceiros que atuarão no e-commerce.
Comentários