As datas comemorativas têm um grande impacto no faturamento do e-commerce, sendo responsáveis por 34% do faturamento do comércio eletrônico em 2020, segundo dados do Webshoppers Ebit Nielsen. Em um ano de resseção econômica como 2023, o calendário comercial se torna ainda mais importante para o varejo, uma vez que as pessoas estão menos inclinadas a fazer compras não essenciais.

No primeiro semestre de 2023 as compras sazonais ganharam destaque no Dia das Mães que registou um crescimento de 15% nas vendas do e-commerce e um aumento de 25% no valor do ticket médio dos presentes, segundo pesquisa da Rakuten Advertising.
O e-mail marketing foi um grande aliado para o aumento das vendas no Dia das Mães 2023, a edrone registrou mais de 1300 campanhas de newsletters enviadas pelos clientes durante o período.

O seu e-commerce está preparado para as datas comemorativas do segundo semestre de 2023?
Você ainda pode usar as datas comemorativas para vender mais no segundo semestre, basta estar preparado.
1 – O primeiro passo é mapear as principais datas comemorativas conforme o seu negócio e definir o público-alvo para segmentar os contatos da campanha, por exemplo, no Dia das Mães você faz uma campanha com foco nos filhos, que são os compradores e assim por diante.
2 – Crie uma identidade visual para a sua loja virtual em cada uma das datas comemorativas e transporte os clientes para o clima desejado.
3 – Determine uma expectativa de vendas para cada data e garanta os estoques dos produtos sazonais mais vendidos.
4 – Preparar a sua equipe para o atendimento e pós-venda.
5 – Planeje uma forma de reter os clientes conquistados em cada uma das datas.
5 datas comemorativas para e-commerce no segundo semestre
Férias de Julho
As férias de julho são uma oportunidade para e-commerce de moda infantil, uma vez que com as crianças fora da escola muitos pais aproveitam para renovar o guarda-roupa para o segundo semestre.
Dia dos Pais
O Dia dos Pais não é uma data comercial tão forte como o Dia das Mães, mas vale a pena investir em campanhas de e-mail marketing para vender peças masculinas e até vinhos.
Dia das Crianças
O Dia das Crianças é uma das melhores datas para o comércio, aqui é importante impactar os pais com ofertas imperdíveis para que eles garantam a felicidade dos pequenos, sem pesar no bolso.

Black Friday
De acordo com um estudo da edrone (baseado em 161 e-commerces de pequeno e médio porte espalhados pelo Brasil), o número médio de pedidos por PMEs cresceu 71% em 2022 quando comparado ao mesmo período de 2021.
Natal
Por fim, mas não menos importante o Natal é uma das datas mais importantes do varejo mundial. Em 2022, o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões, com uma alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Clear Sale.
A edrone pode ajudar a sua loja virtual a se destacar da concorrência e vender mais nas datas comemorativas do segundo semestre de 2023. Agende uma demonstração gratuita e transforme o seu e-commerce em uma máquina de vendas.
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