O varejo brasileiro contou com alta geral de 1,1% no faturamento durante o Dia das Crianças. No e-commerce, especificamente, o mesmo índice cresceu 5,5%, correspondendo às expectativas positivas esperadas antes da data. Na trilha para isso, contudo, um segmento surpreendeu especialistas. Os dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).
De acordo com a pesquisa, pertinente para movimentações entre 6 e 12 de outubro de 2023, Turismo e Transporte foi o principal produto para o período. Enquanto este cresceu 9,8% e liderou a lista, Recreação e Lazer (6,5%) e Móveis, Eletro e Departamento (3,5%) também viram o faturamento aumentar.
O destaque do primeiro segmento, de acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, mostra uma preferência das famílias por viagens, explicando a diminuição do consumo de itens presenteáveis.
“O resultado do Varejo no Dia das Crianças indica que as famílias aproveitaram o feriado prolongado para viajar. O crescimento significativo do faturamento no e-commerce, por exemplo, foi influenciado principalmente pelo setor de Turismo e Transporte. Parte deste fenômeno pode ser explicado pelo fato do feriado em 2022 ter caído em uma quarta-feira. Ou seja, não houve grande apelo para realização de viagens”, afirma.
Por outro lado, a lista das principais decepções contou com Brinquedos (4,7%), Vestuário e Artigos Esportivos (3,3%) e Bares e Restaurantes (12,7%). Os três contabilizaram as maiores quedas de faturamento para o Dia das Crianças na comparação com igual período em 2022.
Resultados regionais
No hall de estados com resultados negativos, apenas com o varejo presencial levado em conta, a Cielo identificou:
– Distrito Federal – 6,4%
– Pará – 2%
– Bahia – 1,1%
– Ceará – 0,6%
– São Paulo – 0,5%
– Rio de Janeiro – 0,3%
Já do lado dos que obtiveram os melhores resultados no Dia das Crianças, estão:
– Maranhão – 6,4%
– Mato Grosso do Sul – 5,8%
– Amazonas – 3,3%
– Rio Grande do Sul – 3,3%
– Minas Gerais – 3%
– Goiás – 1,1%
– Paraná – 0,9%
O único estado brasileiro estudado que não apresentou variação foi Pernambuco.