O Instituto Opinion Box realizou uma pesquisa para investigar o comportamento dos consumidores em relação ao Dia das Mães, abordando quem pretende fazer compras, quanto planejam gastar e quais setores do varejo devem se destacar.
Quase 8 em cada 10 pessoas planejam presentear alguém no Dia das Mães, enquanto 8% ainda estão indecisas e 15% não têm intenção de presentear. Em março, aliás, o Radar Simplex mostrou a data no topo dos dez termos mais buscado na Internet (alta de 6.797% em comparação a janeiro).
Principais categorias de produtos para o Dia das Mães
Em relação às categorias de presentes para o Dia das Mães, a grande maioria dos respondentes afirma que moda e acessórios (52%) está no topo da lista dos preferidos. Já beleza e cosméticos foi escolhido por 49%, enquanto casa e decoração por 22%.
A maioria dos que planejam comprar no Dia das Mães gastará entre R$50 e R$200, com o cartão de crédito sendo o método de pagamento preferido para 72% dos consumidores — Pix será usado por 24% dos pesquisados.
Pesquisa de produtos
Quando se trata de pesquisar ofertas, 42% preferem sites ou e-commerces, enquanto outros 33% optam por lojas físicas. Sites de pesquisa como Google e Yahoo têm interesse por 32% das pessoas.
Vale destacar que cerca de um terço dos consumidores já começou a pesquisar com um mês de antecedência, enquanto 25% planejam começar duas semanas antes do evento.
Canais de contado com o consumidor
Ao receber comunicações de empresas, a maioria interage com e-mails (41%), anúncios nas redes sociais (40%) e mensagens pelo WhatsApp (38%).
Para os consumidores, bons preços e promoções são o fator mais importante na escolha de onde comprar (64%), seguido pelo reconhecimento da loja ou marca (11%).
Motivos para a desistência de compra
De acordo com a Opinion Box, as principais razões que levam os consumidores a desistir de uma compra incluem: avaliações negativas online (49%), taxas de frete altas (49%) e falta de confiança na loja (46%).
O estudo na íntegra pode ser baixado aqui.