Um levantamento da startup Koin apontou, para o Dia das Mães, um gasto médio entre R$ 200 e R$ 500 para 38,2% dos consumidores. Além disso, nove em cada dez entrevistados (87% especificamente) afirmam que vão parcelar os presentes comprados.
O estudo, realizado nas duas primeiras semanas de abril, incluiu consumidores de todo o país. Em geral, 60,4% das pessoas pretendem comprar um presente no Dia das Mães e o fizeram antecipadamente. Já 27,2% aguardaram a proximidade da data, principalmente pela busca por promoções.
No que diz respeito aos modelos de consumo, o e-commerce foi líder na preferência do público (60,9%), mas também com público para lojas físicas (14,4%). No método de pagamento, 50,5% pretendem pagar as compras via boleto/pix parcelado, enquanto o cartão de crédito é a opção de 36,1%.
Entre os segmentos preferidos do período, eletrodomésticos contam com o destaque maior na intenção de compra (28,7%), seguido por celular e itens beleza e perfumaria (22,3%), com vestuário (19,3%) fechando a lista.
Por fim, a pesquisa da Koin revelou os dois fatores que definem a compra para os entrevistados, sendo a forma de pagamento (51,5%) e o desconto oferecido (39,2%).