Uma pesquisa realizada pela Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, revelou que os brasileiros planejam gastar, em média, R$300 no Dia dos Pais deste ano. Este valor representa um aumento de 19,66% em relação ao ano passado. O levantamento destacou que 54% dos entrevistados consideram o preço acessível um dos fatores decisivos na escolha do presente.
Além disso, 23% dos respondentes já sabem o que vão comprar para a data. Quando questionados sobre as categorias de produtos, moda lidera com cerca de 50% das preferências, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Mais de 20% dos participantes pretendem comprar calçados. Outras categorias mencionadas incluem:
- eletrônicos (22%);
- artigos esportivos e de lazer (10%);
- saúde e beleza (10%);
- acessórios para veículos (5%);
- e outras opções (4%).
Fator decisivo na hora da compra
Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee, observou que os consumidores estão cada vez mais criteriosos, buscando produtos com maior valor agregado. “Embora o preço acessível continue sendo crucial, o aumento na intenção de investimento no presente reflete uma confiança maior na economia e um desejo por presentes de maior qualidade,” afirmou.
Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados priorizam o custo-benefício na escolha do presente, uma queda de 6% em relação a 2023. Em segundo lugar, 17% preferem presentes que a pessoa realmente goste, enquanto 15% valorizam a facilidade de encontrar o que procuram.
A pesquisa também revelou que 48% dos respondentes escolhem primeiro o presente para depois procurarem a loja com a melhor oferta. Já 32% se importam primeiro com a faixa de preço para depois pesquisarem opções interessantes na internet, um aumento de 4% em relação ao ano passado. Além disso, 15% colocam o preço como prioridade na pesquisa dentro de uma loja específica.
Importância do planejamento
Para o Dia dos Pais deste ano, 33% dos respondentes planejam comprar os presentes com três semanas ou mais de antecedência, uma queda de 5% em relação a 2023. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve alcançar R$ 7,7 bilhões este ano.
Cerca de 27% afirmaram que duas semanas antes da data é suficiente para fazer a compra, enquanto 29% pretendem se antecipar em apenas uma semana, registrando um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Aproximadamente 12% escolherão o presente faltando três dias, um aumento de 2% em relação ao ano passado.
Ferramentas de pesquisa e compras online
Entre as ferramentas utilizadas para pesquisar os melhores presentes e descontos, o Google lidera, sendo a plataforma mais usada por 38% dos entrevistados. Em seguida, 37% compram em lojas recomendadas e 32% contam com a indicação de amigos e familiares. O Instagram é uma boa opção para 28% dos entrevistados, enquanto 11% preferem o Pinterest e 10% confiam no YouTube e Facebook. A pesquisa também mostrou que 71% dos respondentes costumam realizar compras pela internet em datas especiais.