O Dia dos Pais está chegando e tem muita gente a fim de comprar presentes — cerca de 68% dos consumidores, segundo pesquisa da All in em parceria com o Opinion Box . Mas há uma parcela de 12% que ainda não sabe e 20% que diz que não irá comprar. O motivo? Parte não tem a quem presentear ou não tem o hábito de fazer a troca de presentes.
É aí que você entra em ação para entender o seu consumidor e mostrar que ele pode aproveitar as ofertas deste evento também para presentear a si mesmo, afinal quem é que não gosta de um descontinho, não é mesmo? Aliás, é do que os consumidores mais gostam.
Fator essencial
O estudo apontou — como já esperava-se — que bons preços e promoções são o fator essencial para efetuar a compra. Mas se destacam também a qualidade dos produtos e vantagens no frete.
Por outro lado, o frete também é um importante fator que levaria os consumidores a abrirem mão de fechar um pedido: 57% dos clientes desistiriam de comprar se o valor do frete estiver ruim e 52% se a entrega demorar demais.
É aí que entram os dados e a inteligência da All in, para que as marcas saibam quando atuar para atuar nesses cenários, podendo otimizar a oferta de cupons que vão compensar o valor da logística, ou até benefícios como cashback ou programa de pontuação para reter novos clientes e incentivar a recompra.
Fidelização
E se tem um assunto que nós devemos debater é como fidelizar os clientes além dos cupons. E há uma palavrinha mágica aqui: atendimento. 67% dos consumidores voltariam a comprar na mesma loja se tivessem um atendimento bom durante e após a compra e 35% se recebessem ofertas personalizadas com itens que gostam.
Por isso, contar com uma ferramenta como a All in, que ajude a entender quem são seus consumidores e o comportamento deles em cada etapa da jornada facilita com uma melhor abordagem das comunicações, tanto nas lojas físicas quanto online, porque além de estar no canal que o cliente tem mais afinidade (push, e-mail, WhatsApp), sua marca terá um diferencial de todas as outras que estão mandando ofertas nessa época: personalização. Além de que, como eles mesmo disseram, pode trazer a amada recompra.
Finalização
Calma, não é a linha final da jornada — até porque ela nunca acaba —, é apenas a etapa de finalização da compra: o pagamento. O cartão de crédito é o queridinho nas intenções de uso, com 75% da preferência, seguido do Pix com 31%, escolhido também pela maioria do público das classes C, D e E. Outro destaque é que 19% dos consumidores pretendem pagar com dinheiro, com destaque para o público da faixa etária mais jovem, de 19 a 29 anos.
Já na questão de quantia, a pretensão de investimento da maioria está entre R$100 e R$200 reais. E como pai geralmente é só um, é o timing perfeito para gerar engajamento sobre o tema e oferecer promoções de cross sell e upsell, permitindo que os consumidores levem mais itens ou um item mais premium por um preço mais vantajoso, por exemplo. Assim eles garantem presentes para o pai, o avô, o tio…e por aí vai. O importante é que seja tudo na sua loja, não é mesmo?
Então confira a pesquisa de intenção de compra do Dia dos Pais realizada pela All in e o Opinion Box e utilize esses dados para obter uma estratégia de venda personalizada para seu público e criada de uma maneira a tornar seus clientes ainda mais apaixonados pela sua marca.
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