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Dia dos Pais: varejo online e físico registram aumento em 2024

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O segundo semestre começou de forma promissora para o varejo brasileiro, impulsionado pelas vendas do Dia dos Pais. Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que analisou o período entre os dias 5 e 11 de agosto, as vendas online cresceram 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas em lojas físicas registram um aumento ainda mais expressivo de 5,6%.

Embora os dados consolidados de faturamento ainda não estejam disponíveis, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), projeta um faturamento de R$ 6,56 bilhões para o setor de e-commerce, representando um crescimento de 4,9% em relação a 2023.

“O e-commerce tem se consolidado como uma força cada vez mais relevante no cenário do varejo brasileiro. Este ambiente positivo fortalece a economia e abre espaço para abordagens inovadoras que atendem às demandas dos consumidores interessados em comodidade e vantagens nas compras. Programas de benefícios e estratégias de retail media são grandes aliados dos varejistas nesta jornada”, explica Eduardo Esparza, VP general manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus clientes.

Entre os segmentos tradicionais, normalmente associados à compra de presentes, o setor de móveis, eletro & departamentos lideraram as vendas, registrando um crescimento de 8%. Em seguida, o segmento de cosméticos e higiene pessoal apresentou um aumento de 4,2%. 

No entanto, um segmento menos esperado também ganhou destaque: supermercados e hipermercados. O ICVA aponta um salto de 12,2% nas vendas desse setor, sugerindo uma possível mudança no comportamento dos consumidores durante o Dia dos Pais. “O aumento nas vendas de supermercados pode indicar que muitas famílias optaram por comemorar a data em casa, investindo em alimentos para um momento de confraternização. Essa tendência oferece uma oportunidade para entender melhor as escolhas dos clientes e ajustar estratégias para outras datas importantes, como o Natal e o Ano Novo”, analisa Esparza.

Aumento de pedidos e ticket médio no e-commerce

Além disso, uma pesquisa realizada pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) ano passado mostrou que 80% dos clientes preferem comprar em estabelecimentos que ofereçam algum tipo de benefício, um aumento de 18% em relação a 2022. Este dado reflete uma mudança no comportamento dos consumidores, especialmente no e-commerce.

“A implementação de programas de benefícios no comércio eletrônico, utilizando o retail media como estratégia, é uma oportunidade para aumentar a visibilidade da marca e impulsionar as vendas, especialmente em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, por exemplo. Assim, a marca oferece uma experiência de compra que atende às necessidades e desejos dos clientes e maximiza o impacto e a conversão”, comenta Esparza.

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