Comparado ao ano passado, em termos financeiros o Dia dos Namorados de 2022 registrou um crescimento de 17,5% em fraudes no e-commerce brasileiros. Ao todo, foram R$ 156 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2022, contra R$ 133 milhões em 2021. Agora, quando falamos no número de tentativa de fraudes, houve uma queda de 12,7%, de 124 mil tentativas em 2021 para cerca de 108 mil neste ano.
O estudo realizado pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraudes em diversos segmentos como e-commerce, mercado financeiro e outros, levou em conta no comparativo o período de 30 de maio a 12 de junho, e foram analisados somente pedidos pagos com cartão de crédito.
Segundo Rodrigo Sanchez, diretor executivo Comercial da ClearSale, houve uma queda na tentativa de fraudes no e-commerce neste ano, mas a montante em valores é maior.
“Apesar da queda nas tentativas de fraudes, percebemos, nesta data, que os produtos de maior valor foram mais visados pelos criminosos. Isso é perceptível quando analisamos as categorias de ar-condicionado, celular e eletrodomésticos no top 3, em comparação aos celulares, bebidas e eletrônicos, top 3 em 2021. A situação econômica do país também pode influenciar num menor poder aquisitivo dos consumidores”, aponta o executivo da ClearSale.
Por fim, quando o assunto são os segmentos que geraram maior número de fraudes evitadas, neste ano os destaques foram: ar-condicionado (5,1%), celular (4,8%), eletrodomésticos (3,7%), ferramentas (3,7%) e eletrônicos (3,5%). No ano anterior, a lista foi composta por celulares (8,9%), bebidas (8,2%) e eletrônicos (5,8%).
Leia também: Dia dos Namorados: compras online crescem quase 10%; subcategoria de bomboniere foi destaque