O mercado de aplicativos de e-commerce continua a evoluir de forma significativa, impulsionado por um aumento notável no número de downloads e na atividade dos usuários, conforme aponta o relatório anual Mobile App Trends da Adjust. O relatório evidencia que os aplicativos de e-commerce registraram um crescimento de 43% em instalações e 14% em sessões em 2023.
Para Bruno Bulso, COO da Kobe Apps, plataforma de aplicativos mobile para o varejo, o crescimento das instalações de aplicativos de e-commerce em 2023 reflete a crescente preferência dos consumidores por experiências de compra móvel. “Este aumento substancial não só indica uma maior aceitação do comércio eletrônico móvel, mas também destaca a importância crescente dos dispositivos mobile na jornada do consumidor”, afirma.
Embora o relatório da Adjust tenha notado uma queda na duração média das sessões para aplicativos de ecommerce globalmente, a América Latina contrariou essa tendência, registrando um aumento no tempo médio gasto por sessão. “Isso pode ser atribuído a uma combinação de fatores, incluindo uma maior acessibilidade dos smartphones e uma crescente confiança dos consumidores nas transações móveis na região”, aponta Bruno.
Além disso, a liderança da Shein no ranking dos aplicativos mais baixados no mundo destaca a necessidade das marcas de expandir seus canais digitais para aplicativos. “A ascensão da Shein reflete o espaço que as marcas estão perdendo para os grandes marketplaces ao não se adaptarem rapidamente às necessidades e preferências dos consumidores”, comenta Bulso. “Essa agilidade é fundamental em um ambiente de mercado tão dinâmico e competitivo”.
Os dados da Análise Mobile 2024, realizada pela Rocket Lab em parceria com o Statista, também revelam insights valiosos sobre o mercado brasileiro de aplicativos. Com o Brasil classificado como o quarto país do mundo com mais downloads de aplicativos em 2023, os números destacam a importância crescente dos dispositivos móveis na vida dos consumidores brasileiros. “Esses números refletem o quanto a experiência de compra dos usuários, através dos aplicativos mobile, oferece para as marcas capitalizarem e aumentarem o seu relacionamento com os consumidores”, afirma Bulso. “Atualmente, a jornada omnichannel – onde os consumidores passam tanto por loja física quanto pelo aplicativo – é um fator determinante para a finalização da compra e para a fidelizar o consumidor”.