O bom momento vivido pelo comércio eletrônico brasileiro, que cresceu 26% em 2011 e faturou R$ 18,7 bilhões, reflete um mercado cheio de oportunidades para as lojas virtuais. Mas, se por um lado o consumidor de hoje está comprando mais, por outro, ele está mais exigente, e não é só a qualidade em que os consumidores estão de olho, muitas vezes o desconto é o detalhe que falta para concretizar a compra, afirma Pedro Eugênio, CEO da Busca Descontos.
Outro ponto importante é entender que o uso de promoções de cupom de desconto, além de liquidar estoques, funciona para fidelizar clientes. As empresas que entenderem essa demanda por promoções e atrativos econômicos terão vantagem na concorrência com outras lojas virtuais.
Exemplo de oportunidade de vendas
Desde seu início, o comércio eletrônico brasileiro se pautou pelas datas do varejo tradicional para faturar mais. Natal, dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças e dia dos pais continuam gerando bons resultados, porém, a história recente mostra o surgimento no Brasil de datas sazonais próprias do e-commerce.
Uma das datas é o Black Friday, que em 2012 acontece pela terceira vez no comércio eletrônico brasileiro. O conceito é inspirado na tradicional data do varejo americano. Neste dia, durante 24 horas, as mais diversas lojas oferecem descontos acima do normal.
A última edição do Black Friday rendeu ao comércio eletrônico brasileiro R$ 100 milhões em vendas, 88% a mais do que em 2010, segundo a consultoria e-bit. Grandes players aderiram ao conceito, como Walmart, Americanas, Dell, NetShoes, Lojas MM, Compra Fácil, entre outros.
Ainda segundo o e-bit, o gasto médio por compra na Black Friday 2011 foi de R$ 425, ficando acima da média usual do e-commerce, que é de R$ 350. Colocando a data no calendário do e-commerce brasileiro.
Com informação de Decision Report.