O ano de 2019 fechou com alta de 16,3% nas vendas do comércio eletrônico, com faturamento de R$ 61,9 bilhões, enquanto em 2018 foi de R$ 53,2 bilhões. Tal número foi impulsionado pela breve retomada da economia e também pelo fortalecimento do segmento de e-commerce no país. Segundo a Ebit|Nielsen, o número de pedidos no ano também foi maior que no anterior. Totalizou 148,4 milhões de compras em 2019, frente a 122,7 milhões.
Ticket médio menor
Se o faturamento e os pedidos aumentaram, o valor médio do ticket foi menor: passou de R$ 434 para R$ 417, queda de 3,9%. Esse movimento pode ser verificado nos dias do evento da última edição da Black Friday, quando as vendas aumentaram, porém o valor médio de desembolso foi menor na comparação com 2018.
O número final de 2019 superou a projeção do Webshoppers 40º, que era de R$ 59,8 bilhões. “Na análise dos últimos relatórios da Ebit|Nielsen, percebemos uma tendência de aumento do volume de compras via internet. As vendas foram cada vez maiores pelo canal mobile, como aconteceu na Black Friday, com 55% dos pedidos feitos por meio de celulares e tablets. Isso, consequentemente, leva a um tíquete médio menor. Ou seja, temos um crescimento na frequência de compras, impulsionado por categorias de consumo mais dinâmicas”, explica Roberto Butragueño, Diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da Nielsen Brasil.
E-commerce em ascensão
Vale destacar que esse crescimento no e-commerce deve se manter em 2020, com uma expectativa de faturamento de R$ 74 bilhões — puxado pela entrada de novos players, principalmente do setor de Alimentos e Bebidas. Essas categorias, segundo o pesquisador, têm garantido a participação de um consumidor mais frequente nas compras online.
Próxima edição
No mês de abril será divulgada a 41ª edição do Webshoppers, com mais dados e insights sobre a performance do e-commerce em 2019. Na mesma data ocorrerá o Prêmio Ebit|Nielsen, que reconhece as lojas online que se destacaram no decorrer do ano anterior.