Logo E-Commerce Brasil

E-Commerce Cast: a inevitável transformação digital da indústria alimentar, segundo Rodrigo Haddad, da Ambev

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As indústrias não necessariamente precisam ter suas plataformas próprias, mas elas necessariamente precisam trabalhar com seus parceiros, clientes e com o varejo em geral, usando os canais digitais deles. E aí vem um gatilho muito grande de transformação interna, porque todas as áreas que lidam com esses clientes vão precisar se digitalizar.

Essa é uma fala de Rodrigo Haddad, Global Director Marketplace Services da Ambev, durante o primeiro episódio do E-Commerce Cast, publicado na última segunda-feira (3) pelo E-Commerce Brasil.

Rodrigo Haddad, durante a gravação do E-Commerce Cast

Haddad destaca que o Brasil é um país diferente de qualquer outro na América Latina e vê muitas oportunidades para o pequeno varejo alimentar e sua digitalização.

EM TODA A América Latina, quem ganha participação é o super pequeno. ESSA É A TENDÊNCIA. E NO BRASIL, No último ranking da ABRAS, a concentração dos top3 players no varejo alimentar FOI uma das menores do mundo. Alguns países da AmÉrica LATINA chega a 90%, ENQUANTO NO Brasil os 3 maiores players REPRESENTAM APENAS 22%.

Rodrigo Haddad, Global Director Marketplace Services da Ambev

O varejo alimentar está se diversificando muito no pós pandemia e em um momento ainda de amadurecimento. De 2021 para 2022, segundo a Nielsen, nós acostumávamos ir em 6.3 formatos de loja por mês e, 1 ano depois, passamos ir a 9 formatos de lojas por mês (mercearia, hipermercado, atacado, farmácia, e-commerce, etc…). A longo prazo devemos nos concentrar em poucos e grandes, mas até lá tem muita oportunidade, segundo Haddad.

Se o consumidor comprar em um grande marketplace, e se sentir super bem atendido, chegar uma verdura fresca na casa dele, ganhar uma conta premium, desconto, não pagar frete, ter acesso a plataformas de vídeo e vários outros serviços, é um ecossistema criado pra fidelizar, conhecendo muito bem seu consumidor. A longo prazo devemos nos concentrar em poucos e grandes, mas até lá tem muita oportunidade. Hoje, para a cerveja chegar gelada na casa do consumidor que comprou online, precisa do player local.

Rodrigo Haddad, Global Director Marketplace Services da Ambev

Assista agora o episódio completo do E-Commerce Cast com Rodrigo Haddad através do nosso Youtube ou no E-Commerce Brasil Podcasts no Spotify.