Mesmo em um cenário de retração econômica e com um negócio fortemente atrelado ao dólar, a ImpressorAjato.com (www.impressorajato.com.br), e-commerce de equipamentos para cópia e impressão, conseguiu registrar crescimento de 37% no primeiro trimestre de 2016 se comparado com o mesmo período do ano anterior. Para ajudar outros empreendedores a melhorarem seus resultados em meio à crise, o sócio-fundador Marcel Schmidt lista três dicas:
- Negociação com fornecedores
Para não repassar a inflação e o aumento da moeda norte-americana ao consumidor final, rever a negociação com os fornecedores é fundamental. “Pelo volume que compramos e pela diversidade do nosso portfólio, conseguimos uma margem melhor. Desta forma, mesmo com mercadorias importadas, nosso repasse foi muito próximo de zero”, explica Schmidt.
- Eficiência operacional
Enxergar o que poderia ser feito de maneira automatizada garante um melhor direcionamento de esforços na empresa. Na ImpressorAjato.com, o processo de faturamento e emissão de notas era feito manualmente até 2015. “Começamos a usar um software para automatizar esse trabalho e conseguimos faturar e gerar notas em questão de segundos. Isso possibilitou realocar os profissionais para funções que agregassem mais valor” diz o sócio-fundador.
- Frete
O custo de frete para o cliente junto com o prazo de entrega ainda é considerado um dos maiores gargalos do e-commerce. A solução para o varejista especializado em impressoras foi optar por transportadoras locais para assegurar a entrega de seus produtos em todo o país de maneira mais ágil. “A operadora que conhece bem uma região entrega mais rápido e ainda cobra um valor menor. O custo do frete caiu 20% e o ganho foi todo repassado ao cliente”, informa o fundador da ImpressoraAjato.com.br