Após o gigantesco aumento do comércio eletrônico causado pelo início da pandemia, o crescimento das vendas on-line desacelerou significativamente em 2021, pois muitos consumidores vacinados e cansados retornaram às lojas. Os gastos digitais durante o quarto trimestre centrado em feriados aumentaram 9,2% ano a ano, elevando o salto total no comércio eletrônico em 2021 para 14,2%, de acordo com dados do Departamento de Comércio dos EUA, divulgados na sexta-feira (18).
Em estimativas preliminares, o Digital Commerce 360 esperava que as vendas online crescessem 14,2% no ano, dada a trajetória dos três primeiros trimestres de 2021. E o mercado teve o desempenho esperado. Os consumidores gastaram US$ 870,78 bilhões online com comerciantes dos EUA no ano passado, acima dos US$ 762,68 bilhões em 2020, segundo dados do Departamento de Comércio.
E enquanto as vendas nas lojas aumentaram, os compradores não voltaram às tendências de compra pré-COVID-19 e ainda compraram com fervor online. A participação do comércio eletrônico no total de vendas no varejo permaneceu estável ano a ano – com cerca de US$ 1 em US$ 5 gastos provenientes de pedidos digitais em 2020 e 2021, de acordo com a análise do Digital Commerce 360 dos números do Departamento de Comércio.
Após o aumento nos gastos on-line em 2020 por causa da pandemia, o crescimento digital deve desacelerar em 2021. Embora o aumento de 14,2% no comércio eletrônico de 2021 seja menos da metade do recorde de 31,8% dos varejistas registrados coletivamente em 2020, está no mesmo nível níveis de crescimento pré-pandemia. De fato, o crescimento médio das vendas online nos cinco anos que antecederam a pandemia foi de 14,2% e o aumento de 2019 foi de 14,3%.
Quando a receita digital de 2021 é comparada com 2019, os gastos online aumentaram 50,5%. Embora o cenário de comércio eletrônico do ano passado pareça inicialmente muito menos impressionante do que o de 2020, o fato de os comerciantes on-line manterem os ganhos – e até crescerem – é digno de nota.
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Fonte: Digital Commerce 360