Um estudo da DHL trouxe as três personas que devem ditar as tendências do consumo no e-commerce. Divididos entre mídias sociais, sustentáveis e transfronteiriços (cross-border), os compradores possuem comportamentos específicos, mas contam também com semelhanças.
Abaixo, as informações do Online Trends Shopper Report:
Compradores de Mídias Sociais
São pessoas dinâmicas, geralmente com menos de 45 anos, que preferem a conveniência de comprar por plataformas como Facebook, Instagram e TikTok. Com 51% comprando online duas a três vezes por semana, eles adquirem roupas, produtos de beleza e itens domésticos. Valorizam experiências personalizadas, produtos exclusivos e bom atendimento, com 76% considerando a sustentabilidade importante. Eles buscam descontos (80%) e preços reduzidos (90%). As opções de entrega influenciam suas decisões, e 64% possuem assinaturas de compras online.
Compradores Sustentáveis
São consumidores conscientes do meio ambiente, também em sua maioria com menos de 45 anos. Eles compram roupas, produtos de beleza e itens domésticos online, com 31% fazendo compras duas a três vezes por semana. Exigem imagens de alta qualidade e variedade para decisões informadas. Embora valorizem a conveniência, 73% desejam saber as emissões de CO₂ das entregas e 43% aceitam prazos maiores para reduzir a pegada de carbono de suas compras. Eles também buscam descontos (79%) e esperam que opções sustentáveis virem um padrão no mercado.
Compradores Transfronteiriços (cross border)
São aventureiros, geralmente com menos de 45 anos, buscando melhores preços, qualidade e produtos únicos no exterior. Predominantemente na Europa e na APAC, 75% compram de varejistas internacionais mensalmente e 17% semanalmente. Os produtos mais adquiridos são roupas, eletrônicos e cosméticos. Custos e opções de entrega influenciam suas escolhas, com 38% abandonando o carrinho devido a taxas altas. São sensíveis aos preços, com 54% comprando fora para economizar e 46% buscando variedade.
O Online Trends Shopper Report, da DHL, contou com respostas de 12 mil consumidores em 24 mercados globalmente.