Em parceria com a Águia Sistemas, a DHL Express inaugurou seu maior centro de processamento de cargas no Brasil, em Campinas (SP), localizado no Aeroporto de Viracopos. O novo centro é o maior do país e o segundo maior da empresa na América Latina, ocupando uma área de 2,5 mil metros quadrados e funcionando 24 horas.
Desenvolvido com tecnologia de automação pela Águia Sistemas, o novo centro pretende agilizar o processamento das encomendas, que antes levava até três dias e agora será concluído em poucas horas.
“Com os novos investimentos, a DHL consegue reduzir drasticamente o tempo de liberação de cargas, oferecendo um serviço mais rápido e eficiente aos clientes”, explica Helena Tamura, gerente de Automação da Águia Sistemas.
O espaço também conta com transportadores automatizados e sistemas de identificação por código de barras, permitindo maior eficiência operacional e segurança no cumprimento das normas alfandegárias. A CEO da DHL Express no Brasil, Mirele Mautschke, destacou o investimento de R$ 23 milhões no projeto, que tem capacidade para processar até 3 mil encomendas por hora, focado no processamento de importações e exportações.
Prédio sustentável otimiza recursos naturais
Além dos avanços tecnológicos, o novo Gateway de Viracopos foi projetado para ser sustentável. Com 164 placas solares e iluminação 100% LED, o prédio é capaz de utilizar a luz natural e reduzir em 46% o consumo de energia. O espaço também é equipado com sistema de captação de água para reuso, reforçando o compromisso da DHL com a sustentabilidade.