Desde a última divulgação feita pela manhã, o e-commerce brasileiro quase dobrou os valores arrecadados na Black Friday 2024. Da meia-noite de quinta-feira (28) até as 17h59 desta sexta-feira (29), o faturamento do comércio eletrônico é de R$ 4,5 bilhões. Os dados são da Black Friday Hora a Hora, da Confi.Neotrust.
A arrecadação registrada representa, em relação ao dia da Black Friday em 2023, uma alta de 7%. Outro ponto importante, o ticket médio segue em crescimento e chega a R$ 572,73, crescendo 3,5% na mesma base de comparação.
Além disso, o número de pedidos contabilizados foi de 7,9 milhões, com crescimento de 3,4%. Por cesta, a média de itens nos pedidos chegou em 3,4, também indicando aumento de 1,7% ante ano passado.
Entre os meios de pagamento mais utilizados, o cartão de crédito mostra alta percentual de 5 pontos em relação a última edição da Black Friday, atingindo 60,2% dos consumidores. O Pix, principalmente concorrente do formato, na contramão, teve diminuição de quase 1,5 ponto percentual, com 26,1% da distribuição total.
Comportamento do consumidor
Na análise por horário, das 9h59 até 17h59, último período datado, o principal pico de consumo foi, justamente, entre 17h e 17h59. Nesta faixa, 1.289.448 milhões de compras foram registrada no painel Hora a Hora. A variação em relação a 2023 foi de 27,59%.
Na lista atualizada até 17h59, as categorias com participação mais significante na arrecadação durante a Black Friday 2024 são, em ordem decrescente:
- Eletromésticos
- Eletrônicos
- Telefonia
- Moda e Acessórios
- Ar e Ventilação
- Informática
- Beleza e Perfumaria
- Móveis
- Eletroportáteis
- Automotivo