Logo E-Commerce Brasil

E-commerce fatura mais de R$ 4,5 bilhões na Black Friday 2024

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Desde a última divulgação feita pela manhã, o e-commerce brasileiro quase dobrou os valores arrecadados na Black Friday 2024. Da meia-noite de quinta-feira (28) até as 17h59 desta sexta-feira (29), o faturamento do comércio eletrônico é de R$ 4,5 bilhões. Os dados são da Black Friday Hora a Hora, da Confi.Neotrust.

A arrecadação registrada representa, em relação ao dia da Black Friday em 2023, uma alta de 7%. Outro ponto importante, o ticket médio segue em crescimento e chega a R$ 572,73, crescendo 3,5% na mesma base de comparação.

E-commerce fatura mais de R$ 4,5 bilhões na Black Friday 2024
(Imagem: Envato)

Além disso, o número de pedidos contabilizados foi de 7,9 milhões, com crescimento de 3,4%. Por cesta, a média de itens nos pedidos chegou em 3,4, também indicando aumento de 1,7% ante ano passado.

Entre os meios de pagamento mais utilizados, o cartão de crédito mostra alta percentual de 5 pontos em relação a última edição da Black Friday, atingindo 60,2% dos consumidores. O Pix, principalmente concorrente do formato, na contramão, teve diminuição de quase 1,5 ponto percentual, com 26,1% da distribuição total.

Comportamento do consumidor

Na análise por horário, das 9h59 até 17h59, último período datado, o principal pico de consumo foi, justamente, entre 17h e 17h59. Nesta faixa, 1.289.448 milhões de compras foram registrada no painel Hora a Hora. A variação em relação a 2023 foi de 27,59%.

Na lista atualizada até 17h59, as categorias com participação mais significante na arrecadação durante a Black Friday 2024 são, em ordem decrescente:

  • Eletromésticos
  • Eletrônicos
  • Telefonia
  • Moda e Acessórios
  • Ar e Ventilação
  • Informática
  • Beleza e Perfumaria
  • Móveis
  • Eletroportáteis
  • Automotivo