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E-commerce representa mais de 40% do faturamento de pequenos negócios, aponta Sebrae

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A entrada no mundo digital virou prioridade para alguns negócios e, no caso dos pequenos empreendedores, é até ponto de destaque. De acordo com pesquisa do Sebrae, 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte vem do e-commerce.

Vendas digitais - E-commerce - Pequenos empreendedores
(Imagem: Freepik)

O levantamento, entitulado “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, mostrou que cerca de 70% das MPE brasileiras são usuárias de ferramentas digitais relacionadas às vendas. Entre os segmentos mais digitalizados, estão:

Economia Criativa
Logística
Artesanato
Turismo

Nestes, aproximadamente metade do faturamento já provém de meios digitais de compra.

Em termos de plataforma, os pequenos negócios utilizam mais:

WhatsApp (56%);
Instagram (43%);
Facebook (23%).

“Hoje, é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, valores da empresa, fortalecer posicionamento da marca, entre outras ações”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

O Sebrae aponta ainda que 30% das micro e pequenas empresas, especificamente em setores mais tradicionais, não digitalizaram seu modelo de negócio.