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E-commerce infantil conquista mais de R$ 100 mil em vendas com automações e se prepara para o Dia das Crianças

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Campanha The Mini Forest Coleção Bosque Encantado
Campanha The Mini Forest Coleção Bosque Encantado (Imagem: reprodução)

A automação de marketing segue ganhando terreno no universo do e-commerce, demonstrando um impacto direto nas vendas e na retenção de clientes. Utilizadas de forma estratégica, essas ferramentas permitem que lojas virtuais criem conexões mais personalizadas e eficazes com os consumidores digitais, automatizando fluxos de comunicação e melhorando a experiência de compra. 

The Mini Forest, marca de roupas infantis, é um excelente exemplo de como essas automações podem ser aplicadas com sucesso, gerando mais de R$ 100 mil em vendas automáticas em apenas três meses. O storytelling e a personalização, são os grandes diferenciais da marca, elementos que elevam o potencial dos fluxos customizados ao máximo. 

Automação de Marketing X Relacionamento

Uma das grandes vantagens das automações de marketing está na capacidade de personalizar e otimizar a comunicação com os clientes, com base em seus comportamentos e preferências. No caso da The Mini Forest, a marca implementou três fluxos principais de automação com a ferramenta da edrone, empresa de CRM e automação de marketing exclusivos para lojas virtuais. 

“A estratégia de comunicação personalizada é fundamental para o caso da The Mini Forest, pois lidamos com pais em diferentes estágios da paternidade. A marca atende a um público com filhos de 0 a 10 anos, e por isso, a construção de uma comunicação personalizada, com fluxos de automação bem definidos como os da edrone, é um fator crucial para o sucesso dos resultados em CRM”, declara Flávio Beraldo, COO da Ciclo E-commerce, agência responsável pelas estratégias de marketing e comunicação da The Mini Forest. 

Para o Dia das Crianças a marca vai manter a estratégia de comunicação personalizada com fluxos customizados da edrone e apostar em newsletters promocionais como foco na data comemorativa.

Fluxo de boas-vindas

Assim que um cliente realiza seu primeiro cadastro, ele recebe automaticamente uma mensagem de boas-vindas da The Mini Forest. Esse fluxo é essencial para criar uma primeira impressão positiva e fortalecer a relação desde o início. Com esse fluxo, a marca gerou R$ 19 mil em vendas em apenas três meses.

Fluxo de produtos visualizados

Uma automação que reengaja clientes que demonstraram interesse em produtos específicos, mas não concluíram a compra. O sistema envia um lembrete com o item visualizado, incentivando o cliente a finalizar a compra. Esse fluxo, aplicado na The Mini Forest, resultou em mais de R$ 40 mil em vendas no mesmo período.

Fluxo de recuperação de carrinhos abandonados

Um problema de todos os e-commerces: clientes que deixam produtos no carrinho sem finalizar a compra. Com a automação, um e-mail é disparado automaticamente para relembrar o cliente sobre o carrinho, incentivando a conclusão da compra. Para a The Mini Forest, esse fluxo gerou mais de R$ 30 mil em vendas nos primeiros três meses de uso.

Esses fluxos de automação são amplamente utilizados no e-commerce e comprovam sua eficácia em diversos setores, não apenas no mercado infantil. A capacidade de personalizar a comunicação, utilizando dados de navegação e comportamento dos consumidores, transforma a jornada de compra em uma experiência mais fluida e direcionada, o que resulta em maior engajamento e conversão.

Newsletters: mais uma peça essencial na estratégia de automação

Outro exemplo de como manter um relacionamento com o cliente via e-mail marketing pode ser eficiente está nas campanhas de newsletters. A The Mini Forest, assim como muitas outras lojas, envia em média 15 campanhas de newsletters por mês, que, graças à automação, são segmentadas e direcionadas de acordo com o perfil e o comportamento de cada cliente. Isso gera um impacto direto nas vendas, com resultados mensais de cerca de R$ 80 mil para a loja.