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Como integrar seu e-commerce e sua loja física: um guia rápido e prático da Nerau

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Muitos empresários que têm lojas físicas querem expandir para o digital, mas não sabem por onde começar. Outros, até possuem um e-commerce, mas não têm esses dois canais de vendas, offline e online, integrados. 

Se identifica com um desses casos? Então, este guia vai te ajudar a mudar essa situação e evoluir digitalmente o seu negócio. Acompanhe!

Por que integrar sua loja física a um e-commerce?

Antes de entrarmos no “como”, vamos falar do porquê você deveria integrar sua loja física a um e-commerce. 

O primeiro e principal motivo é a inegável integração do digital ao estilo de vida moderno. Hoje, quem não é visto não é lembrado, e quem não está online dificilmente será visto. 

Em 2022, o e-commerce brasileiro teve o maior crescimento da América Latina e, segundo o 47º Relatório Webshoppers da Nielsen-Ebit, vendeu quase R$ 119 bilhões somente no primeiro semestre. E a nível mundial os números são ainda mais expressivos.

Vender online é uma necessidade e uma oportunidade para oferecer uma experiência de compra omnichannel e maior conveniência aos clientes. Para isso, no entanto, a integração é um fator indispensável.

Pois só assim é possível otimizar a jornada do consumidor, automatizar processos, reduzir custos e garantir uma gestão centralizada, eficiente e sem furos. E, consequentemente, aumentar o alcance, as vendas e a taxa de satisfação e fidelização da marca.

Ou seja, existem inúmeros motivos para você investir em um e-commerce e integrar seus canais de venda físicos e digitais.

Quais desafios você terá que enfrentar?

Tirar este projeto do papel reserva alguns desafios. A criação e integração do seu e-commerce com sua loja física envolve certa complexidade técnica, por exemplo.

Afinal, existem diversos dados para sincronizar, sistemas para implementar e configurar, e demandas e custos para gerenciar. 

É melhor construir seu site do zero ou optar por uma plataforma de e-commerce? Compensa mais ter uma loja própria ou vender em marketplaces? Ou ambos? Como integrar seu estoque para não ter falhas de comunicação e prejuízos por conta disso?

São dúvidas comuns e que você precisará responder para implementar seu canal de vendas online.

Além disso, uma mudança cultural é necessária dentro da empresa. O comércio eletrônico tem uma dinâmica própria e acelerada. O consumidor digital é exigente e quer o melhor em menos tempo e pelo menor preço.

Portanto, é preciso voltar sua atenção e esforços para a experiência do usuário, incluir o digital de forma ampla em suas estratégias de marketing e estabelecer uma gestão baseada em dados, monitoramentos real time e adaptação e inovação constante.

Como, então, integrar seu e-commerce e sua loja física?

Elencamos 4 passos essenciais para você operacionalizar essa integração da sua loja física e seu e-commerce:

Estruture seu sistema de vendas – Para vender online é preciso ter um canal de vendas ativo e um sistema de gestão eficiente, além de dados sobre o mercado, a concorrência e o consumidor. A partir disso, você poderá delinear o melhor canal para seu e-commerce, a persona que ele irá atender, os produtos que serão comercializados e demais detalhes da operação que está sendo implementada.
 

– Invista em omnichannel – Uma estratégia omnichannel significa integrar e oferecer o mesmo nível de experiência ao seu consumidor em todos os seus canais de vendas e comunicação. Seu cliente precisa enxergar tudo como uma coisa só e poder transitar entre os canais sem “quebras”. Um exemplo disso é permitir que os clientes retirem, devolvam ou troquem produtos adquiridos online na sua loja física.
 

Integre o seu estoque e logística – É fundamental integrar a gestão do seu estoque e a logística de todos os seus canais de vendas. Sem essa sincronia no processo de venda, os riscos de furos de estoque e prejuízos são grandes.
 

Coordene as estratégias on e off – Por fim, para integrar seu e-commerce e loja física, é importante trabalhar para gerar vendas nos dois canais. Portanto, o último passo é investir em marketing e presença digital, coordenando essas estratégias com as que você já aplica no presencial.

Agora, se você quer ter mais tranquilidade, assertividade e custo-benefício para integrar seu e-commerce e loja física, vale a pena contar com ajuda especializada.

E é justamente isso que você encontra na Nerau CX! Eles são especialistas em potencializar negócios e suas vendas online. 

Na Nerau, você terá um atendimento 360 que envolve desde o desenvolvimento do site até a otimização dele para a conversão e integração com sua loja física e diversos outros recursos úteis.

Para saber mais sobre essa possibilidade, confira os serviços oferecidos pela Nerau e seus cases de sucesso!