O debate sobre sustentabilidade ganhou força expressiva nos últimos anos. Um dos grandes indícios disso — além das extensas listas de novas políticas e dinâmicas empresariais desenvolvidas para reduzir a pegada de carbono corporativa e industrial — é a lista anual de termos mais buscados no Google, que aponta o termo como um dos mais buscados na ferramenta de buscas online em 2021.
No Congresso Indústria Digital 2023, o tema também esteve presente em algumas das pautas selecionadas para o dia, como na conversa com o gerente de marketing e e-commerce da Porto Brasil Cerâmica, Mauricio Mendes.
Com capacidade fabril de mais de 12 mil peças por ano, cobertura nacional e presença em mais de 20 países, principalmente na América Latina e mais de 2000 SKUs ativos, a Porto Brasil começou a sua história com o e-commerce em 2016. Depois de muitos aprendizados e um período de desligamento da plataforma, a empresa voltou ao digital.
Essa trajetória colaborou para que a Porto Brasil entendesse quais os principais desafios e oportunidades da Indústria Cerâmica nessa virada digital.
Sobre os desafios
Entre os principais desafios enfrentados pelo setor, Mauricio Mendes aponta para:
– manutenção do relacionamento B2B;
– quantidade de pessoas necessárias para a estruturação do backoffice;
– sustentabilidade logística;
– velocidade de evolução da empresa e seus serviços;
– e a cultura do negócio, que precisa ser de transformação — portanto, entender que a tecnologia é um suporte, e não um rival ao trabalho da indústria.
Quando falamos em relacionamento B2B, entende-se que o avanço digital na Indústria inclui o enfrentamento de um desafio maior de relação entre fornecedor e empresa. “É importante ter o entendimento de que o e-commerce é um plus, não uma concorrência”, aponta Maurício.
Logística ainda é ponto central
Entre todos os pontos discutidos, o principal desafio da Indústria Cerâmica ainda está na parte logística. Por isso, a Porto Brasil debruçou-se em estudos sobre novas formas de transportar seus produtos delicados e com peso significativo. Foi nesse momento que ela descobriu o stoneware, material cerâmico mais resistente trazido com exclusividade pela Porto para os consumidores brasileiros. “Transformar todas as embalagens em recicláveis é o desafio agora”, conta Maurício.
Nos dias de hoje, o consumidor é muito mais consciente e responsável com o seu consumo. Afinal, como mostra o estudo da Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas que exercem práticas sustentáveis. Por isso, todo e qualquer ajuste de rota da indústria precisa sempre contar com estratégias que colaborem com os índices de ESG. Nas palavras de Maurício, “o mundo pede soluções novas em relação à sustentabilidade”.
E quais são as oportunidades?
Aqui, as portas se abrem muito mais fácil com a adoção da metodologia ágil para testagem e aplicação de novos serviços e soluções. Além disso, para o gerente de marketing, as principais oportunidades são claras: “é hora de a indústria testar o e-commerce voltado para o B2B, além de testar modelos tecnológicos e modernos como a prateleira infinita e a aprimoração do CRM, a fim de encurtar a velocidade de evolução da empresa diante das rápidas mudanças no comportamento do consumidor”.
Em resumo, a potencialização bem sucedida da cadeia dentro do e-commerce depende de dois pilares principais: tecnologia e sustentabilidade. Para atingir os objetivos e extrair o melhor da virada digital, “na Indústria Cerâmica, toda a cadeia produtiva tem que se adaptar”, encerra Maurício.
Por Itala Assayag, em colaboração para o E-Commerce Brasil