Um panorama global trazido na semana passada citava a primeira queda do e-commerce à nível global, citando as dificuldades na cadeia de suprimentos e a inflação como fatores decisivos para o desempenho abaixo de períodos anteriores. Mesmo assim, no Brasil, como em outros assuntos e situações, a percepção é outra. Segundo o índice MCC-ENET, as vendas realizadas pela internet continuam em expansão pelo Brasil.
Os dados do índice desenvolvido pela Neotrust em parceria com a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) apontam essa melhora na comparação entre julho e junho deste ano. Neste retrospecto, o e-commerce cresceu 2,87% em vendas, além de registrar alta de 1,47% no faturamento.
Na análise por região, em julho ante junho, a composição das vendas online conta com o Nordeste em destaque. Veja a lista completa e a fatia de melhora em cada mercado:
1. Nordeste (9,81%)
2. Centro-Oeste (4,22%)
3. Sul (4,03%)
4. Norte (1,08%)
5. Sudeste (0,80%)
Bom momento do e-commerce
De acordo com Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net, o e-commerce retomou o caminho de crescimento, acumulando 7,08% em crescimento com os níveis registrados em julho. Ao aferir o mês com o mesmo em 2021, a ascensão foi de 3,44% nas vendas pela internet.
“Os resultados ainda são muito impulsionados pelas compras online de materiais para escritório, informática e comunicação que permanecem em alta. A tendência é que esse crescimento se mantenha no segundo semestre do ano, com a aproximação do Dia das Crianças, Copa do Mundo e Natal”, explica.
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Por Lucas Kina, da redação do E-Commerce Brasil