A Stone Pagamentos, adquirente de cartões que atua no mercado brasileiro desde 2013, acabou de anunciar a aquisição de 100% da Elavon do Brasil, quarta maior adquirente neste setor que movimenta por ano mais de R$ 1 trilhão. Os acionistas da Stone investem e controlam diversas empresas no segmento de tecnologia e meios de pagamentos há mais de 15 anos.
Desde sua origem, a Stone avançou com uma abordagem de tecnologia e atendimento disruptivas, conquistando uma importante posição no mercado. Encerrou 2015, seu segundo ano de operação, com forte crescimento de 784%, em um mercado que cresce em média 12% ao ano, e atingiu resultado positivo já no início de 2016. “A Stone avançou por ter foco absoluto no cliente, o menor custo de processamento do mercado e metas para atingir o break-even rapidamente,” afirma Augusto Lins, diretor da Stone.
A aquisição da Elavon do Brasil faz parte da estratégia da Stone de expandir sua atuação no mercado brasileiro, atendendo um número ainda maior de segmentos e necessidades dos lojistas.
“Estamos felizes com a aquisição, pois o time da Stone possui uma história de sucesso e conhecimento desenvolvido em todos os negócios que investe. Eles conhecem profundamente a indústria de meios de pagamento e tecnologia e possuem um sistema de gestão reconhecido por sua eficiência. Isto trará um aporte de conhecimento significativo para a operação da Elavon.”, comenta Antônio Castilho, diretor da Elavon do Brasil.
Com a aquisição, a Stone fará um relevante aumento de capital na Elavon do Brasil, que permitirá reforçar seu plano de crescimento, ampliando a proposta de valor e qualidade do serviço para o mercado brasileiro. A marca permanece independente, assim como a sua plataforma de processamento robusta, com a mesma segurança de sempre.
“A Stone acredita fortemente na capacidade empreendedora do mercado brasileiro e esta aquisição reafirma nosso compromisso em facilitar o caminho para que nossos lojistas possam aumentar suas vendas, tendo à sua disposição mais opções de pagamento que sejam flexíveis, ágeis e focadas nas suas necessidades.”, afirma Verena Stukart, diretora da Stone.
Em um mercado que até 2010 era fechado e dominado pelos grandes bancos, a Elavon, marca reconhecida globalmente, apresentou no Brasil uma trajetória de crescimento relevante. A empresa, que foi pioneira ao definir uma estratégia de atuação menos pautada no canal bancário, atraiu significativos segmentos de clientes, tendo um crescimento exponencial nos últimos dois anos. Hoje, a Elavon do Brasil possui mais de 2% de market share, com atuação destacada nos ramos de Supermercados e Bens de Consumo.
As transações com cartão representam 30% do consumo das famílias brasileiras. De acordo com Verena Stukart, este número está aquém do potencial do mercado brasileiro quando olhamos a penetração de cartões em países mais desenvolvidos (nos Estados Unidos, por exemplo, a média é de 65% e na Inglaterra, 75%). “A Elavon do Brasil agora se torna uma empresa ainda mais competitiva para entregar soluções que permitam ao lojista ter mais controle e faturar mais”, explica Verena.
Elavon e Stone continuarão com atuações e sistemas independentes, expandindo suas operações para mercados complementares, com estratégias focadas em segmentos específicos. “Temos certeza que vamos capturar grande parte do crescimento futuro do mercado, a despeito da situação econômica do país”, conclui Verena.
A Greenhill & Co do Brasil e o Citigroup atuaram como assessores financeiros na transação.