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Como o rastreamento de pedidos ajuda a fidelizar clientes no e-commerce?

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No e-commerce, os consumidores desejam acompanhar as etapas do processo de entrega a partir do momento que finalizam a compra.

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Rastreio.net é uma automação para status de pedidos no e-commerce (Imagem: Divulgação)

Por isso, para facilitar a vida dos lojistas virtuais, a Empreender desenvolveu o aplicativo Rastreio.net, que notifica os clientes sobre o andamento do pedido de forma automática. 

Sendo assim, essa tecnologia é uma solução para evitar a sobrecarga da equipe de atendimento e ansiedade dos clientes, refletindo no aumento da confiança na loja.

Além disso, o aumento das vendas online, transformou o rastreamento de encomendas em um fator determinante para a fidelização e taxas de recompra.

O estudo “O comportamento do consumidor na tela de rastreio”, realizado pela logtech Frete Rápido, avaliou durante todo o ano de 2022 mais de 200 lojas virtuais e mais de 2 milhões de pedidos para embasar o resultado, apontando que:

+ Os clientes acessam em média 60 vezes a tela de rastreio entre o momento de finalização da compra e a entrega da encomenda no local escolhido;
+ O tempo médio de visualizações na tela de rastreio é de 4 minutos e 15 segundos;
+ Os dados analisados mostram que 76,56% dos usuários acessam a tela de rastreio através do smartphone. 

Isso significa que o consumidor acessa frequentemente seu e-mail e sua conta na loja onde comprou os produtos para saber o status mais recente da encomenda.

Por essa razão, o Rastreio.net atualiza automaticamente o status dos pedidos e possui um ranking médio do prazo de entrega das principais transportadoras nacionais e internacionais:

+ Mandaê
+ Melhor Envio
+ Engloba Sistemas
+ Kangu
+ Frenet
+ Correios
+ Dimona
+ AliExpress
+ Wish
+ YunExpress
+ Sunyou
+ Yanwen
+ TopYou
+ ePacket
+ Swiss Post
+ CNE Express
+ HuaHan
+ TransFolha 

Portanto, com essa automação, o e-commerce pode oferecer uma experiência de pós-venda transparente, mantendo os interessados sempre informados.

Afinal, as lojas virtuais que desejam encantar os seus clientes devem investir em um rastreamento de encomendas eficiente e de qualidade. 

Essa é uma estratégia que pode contribuir para a fidelização e o aumento das vendas, pois há um maior índice de segurança e satisfação.

Além disso, usar o Rastreio.net reduz o risco de cancelamentos, pois o cliente fica mais propenso a cancelar o pedido se não tiver informações sobre o status dele.

Os recursos do aplicativo, ainda incluem a personalização da página de rastreio e o texto das notificações, assim como contem um filtro para os produtos que foram taxados pela nova lei dos Correios.

Rastreio.net também permite otimizar o update dos pedidos, ao direcionar os status para canais como SMS e WhatsApp.

Desse modo, seja no e-commerce tradicional ou dropshipping, o lojista pode se concentrar em expandir seus negócios, ao invés de enviar atualizações manualmente, conquistando maior controle sobre suas encomendas.

Outra vantagem do Rastreio.net é a integração com o Bling! e Tiny, além das principais plataformas de e-commerce do país, como:

+ Shopify
+ Nuvemshop
+ Cartpanda
+ WooCommerce
+ E-Com Plus
+ Yampi
+ Tray
+ Loja Integrada

Portanto, as lojas virtuais sabem que podem contar com soluções da Empreender e também podem fazer um teste gratuito de 3 dias no Rastreio.net.