Empresas do Simples Nacional com mais de cinco funcionários devem adotar o certificado digital para a apresentação das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por meio da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) a partir de sexta-feira, 1º de julho. Já é necessário o uso da certificação para companhias com mais de oito empregados desde 1º de janeiro de 2016. O cronograma ainda prevê a adoção do certificado digital para empresas com mais de três funcionários a partir de janeiro de 2017.
O Certificado Digital torna o processo de envio de informações a órgãos públicos muito mais simples, rápido e seguro. Além disso, ele permite a adequação à obrigatoriedade, e validade jurídica nos documentos eletrônicos.
Certificação Digital
A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.