O setor de entrega de supermercados que entrou em erupção nas profundezas do bloqueio está enfrentando um período doloroso de ajuste que os investidores dizem que provavelmente verá apenas um punhado de empresas sobreviver em cada mercado – e, em seguida, de forma muito diferente .
Como a pandemia do COVID-19 manteve os consumidores a portas fechadas, os investidores despejaram bilhões em empresas de supermercados de “comércio rápido” que se comprometeram a entregar produtos de massas a sabão em pó em 15 minutos a partir de centros sob medida conhecidos como lojas escuras.
Mas com os bloqueios diminuindo, os consumidores lutando com os custos de vida crescentes e a lucratividade ainda ilusória, essa enxurrada de capital diminuiu e as empresas passaram da expansão para a redução.
A Getir da Turquia – a maior e mais antiga das entregadoras rápidas de supermercado – a alemã Gorillas e a britânica Zapp disseram nas últimas semanas que estão cortando funcionários, enquanto a Flink, com sede em Berlim, também diminuiu as contratações.
A Jiffy, de Londres, disse no mês passado que estava encerrando as operações de entrega, com a Zapp, que arrecadou US$ 200 milhões em janeiro, assumindo seus clientes.
“O atual clima macroeconômico tornou-se incrivelmente desafiador, com muito pouca visibilidade de quando as coisas vão melhorar”, disse Zapp à Reuters por e-mail.
A analista do Citi, Monique Pollard, estima que sete ou oito empresas menores foram forçadas a buscar compradores ou fechar operações até agora este ano. “Está acontecendo mais rápido do que poderíamos imaginar”, disse ela.
Apesar disso, investidores e executivos dizem que ainda há um sólido caso de negócios para o supermercado sob demanda, dada a conveniência que oferece aos consumidores.
Larry Illg, executivo-chefe de negócios de alimentos online da investidora de tecnologia Prosus NV (PRX.AS) , que tem uma participação de 9,8% na Flink, disse que o atual abalo acabaria por beneficiar os sobreviventes.
“Estamos vendo lançamentos mais lentos de novas lojas escuras, níveis mais baixos de investimento em marketing e descontos reduzidos da concorrência”, disse ele. “Assim, o crescimento agregado está desacelerando, mas a economia do espaço está mais saudável.”
Entregadores: repercussão
Illg, em uma apresentação a investidores no início deste ano, disse que vê as linhas se confundindo entre entrega de comida em restaurantes, entrega de supermercado e comércio rápido. “Acho que você verá diferentes variantes disso em todo o mundo, em diferentes combinações de estoque e modelos de negócios”, disse ele.
Um impulso de grandes e conhecidas empresas de entrega de refeições como Deliveroo, Just Eat Takeaway e Uber Eats para o mercado de supermercados já está acontecendo, já que essas empresas fecham acordos de entrega com lojas de conveniência e redes de supermercados.
Alguns estão unindo forças com empresas de entrega existentes. A DoorDash dos Estados Unidos fechou na semana passada sua aquisição por US$ 3,5 bilhões da finlandesa Wolt, uma empresa de entrega de refeições e comércio rápido.
A alemã Delivery Hero também concordou em assumir o controle da espanhola Glovo em um acordo que avalia a meta em US$ 2,6 bilhões, que deve ser fechado ainda este ano. Ambos têm operações rápidas de mercearia.
Outras empresas de entrega se fortaleceram por meio de aquisições dentro do setor, como a Flink, que arrecadou US$ 750 milhões em uma avaliação de US$ 2,85 bilhões em dezembro, comprando a francesa Cajoo por uma quantia não revelada no mês passado.
A Flink se recusou a comentar, mas dois investidores disseram à Reuters que a empresa não planeja entrar em outros novos mercados. consulte Mais informação
Aumentar a lucratividade é cada vez mais importante, pois os mercados de ações fracos e uma grande queda nas avaliações das empresas de entrega listadas tornam mais difícil para as empresas de entrega rápida atrair investimentos externos.
“Se o capital de mercado privado não está mais disposto a apoiar o modelo de negócios, a empresa precisa confiar em sua própria capacidade de geração de caixa”, disse Pollard, do Citi. Embora algumas empresas de entrega rápida na Europa tenham mostrado lucros operacionais na cidade ou na loja, nenhuma está ganhando dinheiro em geral.
O CEO da Gorillas, Kagan Sumer, disse à Reuters que a empresa está priorizando a lucratividade. A Gorillas cortará 300 funcionários do escritório e está “revendo” suas operações na Itália, Espanha, Dinamarca e Bélgica. consulte Mais informação
A empresa levantou US$ 1 bilhão em uma avaliação de US$ 2,1 bilhões em outubro de investidores, incluindo a empresa de entrega de refeições Delivery Hero, mas tem lutado para levantar mais.
A Getir está cortando 14% da equipe, mas disse que não sairá de nenhum dos nove países onde opera. O grupo levantou US$ 768 milhões em uma avaliação de US$ 12 bilhões em março, com financiadores como Sequoia Capital e Tiger Global.
Sajal Srivastava, cofundador da TriplePoint Capital, uma empresa do Vale do Silício que fornece financiamento de dívida para startups como a Flink, disse ter visto um aumento na demanda de empresas que atualmente não conseguem levantar capital em condições favoráveis.
Ele disse que não existe um modelo de negócios único para entrega de alimentos, mas algumas misturas de entrega de refeições quentes, entrega de conveniência e empresas de entrega de supermercado mais lentas terão sucesso em cada país ao longo do tempo.
“Então, cada país terá vários jogadores, mas eles precisam de seis? Provavelmente não. Eles precisam de dois ou três? Sim, e acho que é aí que vai sair.”
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Fonte: Reuters