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Estudo: indústria de gift card deve movimentar mais de US$ 688 milhões até 2026

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo a pesquisa da Global Gift Card Survey, a indústria de cartões-presente deve movimentar mais de US$ 688 milhões, um crescimento de 9% em 4 anos. A partir destes dados, a Todo InComm realizou uma pesquisa para entender o que influencia a compra dos cartões-presente no mercado nacional. Outro ponto do levantamento sugere mensurar a recorrência de aquisição e verificar em quais canais as pessoas mais compram o produto.

Os dados indicam que 78,6% dos entrevistados compram gift card para presentear alguém. Essa motivação espelha a ideia de fazer com que a pessoa presenteada se sinta feliz, de acordo com 91,1% dos consumidores. Amigos (52,4%) e colegas de trabalho (40,5%) são os que mais ganham cartão-presente.

O aniversário da pessoa presenteada é a data mais utilizada por 78,6% dos entrevistados. Vale destacar que a maioria dos consumidores (76,2%) fazem a compra de forma planejada. O ambiente virtual é o preferido na hora de fazer a aquisição: 69% preferem adquirir cartão-presente em marketplaces do que em lojas físicas (31%).

Recorrência e liberdade

O estudo mostrou alguns pontos sobre sobre o comportamento do consumidor de gift card. Como, por exemplo, que 75% das pessoas compraram cartões-presente algumas vezes, indicando um índice significativo na aquisição recorrente do produto.

Para 71,4% dos respondentes da pesquisa, o cartão-presente representa liberdade de escolha. Já outros 83,3% dos respondentes disseram que a pessoa presenteada “gostou muito” de receber o item pela “possibilidade de escolher o que deseja ganhar”. Sobre o tipo de cartão-presente escolhido, 78,6% afirmaram ter presenteado um terceiro com um gift card de moda e 42,9% presentearam com cartões-presente de gastronomia.

Estratégias

O que potencializa ainda o volume crescente de vendas e de recorrência de compra é as facilidades de aquisição e de experiência que empresas do setor oferecem aos clientes. A pesquisa traz alguns exemplos disso: no Reino Unido, varejistas estão permitindo a compra de cartões-presente com criptomoedas, ampliando as opções de pagamento.

Nos Estados Unidos, a tendência é a opção de recarga dos gift card, enquanto no Brasil o investimento na experiência do consumidor visa a ampliação dos canais de aquisição por meio de vendas omnichannel, treinamento especializado de vendedores para esse tipo de produto e ação de marketing para customer success.