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Novo estudo sobre o TikTok traz insights para utilizar o app a favor dos negócios

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Mais uma vez a Opinion Box produz um estudo para entender a interação dos usuários com as empresas. Sim, no ano passado a empresa trouxe um documento para traças estratégias de marketing no aplicativo. Já nesse novo, a pesquisa revelou que 68% das pessoas que utilizam a plataforma conheceram produtos nunca antes vistos no TikTok. Um fato curioso é que 52% dos respondentes disseram que gostariam que as marcas consumidas utilizassem mais a rede social.

72% das pessoas disseram não ter comprado nada a partir de cliques em anúncios no TikTok

Ao serem perguntados sobre a probabilidade de aproximação das pessoas das empresas a partir do TikTok, 75% dos usuários concordaram, sendo que 45% afirmam se sentir mais seguro ao adquiri produtos ou serviços recomendados por algum influenciador do app.

Formato de anúncio não é bem-vindo no TikTok

Diferente de outras redes sociais, o TikTok não é um lugar para pura e simplesmente anunciar. Isso porque, de acordo com o estudo, 72% das pessoas disseram não ter comprado nada a partir de cliques em anúncios. Sobre o hábito de clicar em anúncios, as respostas foram:

Ainda assim, há outras formas de mostrar a sua marca/produto e ter retorno positivo sobre isso. Isso porque 41% dos usuários disseram que acompanhar e curtir os vídeos de marcas/empresas está entre as suas preferências dentro do app. Há, ainda, 31% que afirma usar o TikTok para assistir a reviews de produtos, nicho esse que pode ser aproveitado.

Relação com as marcas/influenciadores

Para entender a melhor forma de abordagem das empresas com seus consumidores no TikTok, a Opinion Box entrevistou ambos os lados, e concluiu que:

48% dos usuários seguem alguma empresa e marca;

64% seguem influenciadores;

16% tem perfil comercial na rede;

33% já compraram algum produto ou serviço no TikTok;

40% comprara. algo ou serviço por indicação de alguém no app;

36% deixaram de comprar algo por alguém ter falado mal dentro da plataforma;

53% gostariam que as marcas que eles consomem utilizassem mais o TikTok.

Além do TikTok

A fim de entender melhor o comportamento dos usuários, a pesquisa também questionou quais redes sociais eram acessadas além do TikTok. As respostas foram as seguintes:

94% YouTube;

93% Instagram;

86% Facebook;

41% Twitter;

39% Pinterest;

35% LinkedIn;

15% Snapchat;

3% Outras.

Sobre o estudo

A pesquisadora reuniu 1.544 usuários do TikTok (13% das classes AB e 87% das CDE), sendo 48% na região Sudeste, 25% no Nordeste, 12% no Sul, 8% no Centro-Oeste e 7% no Norte. Destes, 53% pertencem ao sexo feminino, 47% masculino, nas respectivas idades:

18 a 29 anos – 31%;

30 a 49 anos – 44%;

50 anos ou mais – 25%.

O estudo na íntegra pode ser baixado aqui.