Entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2023, o e-commerce nos EUA faturou R$ 222,1 bilhões em vendas. Com isso, o gasto do estadunidense com compras online cresceu 4,9% para as festas de final de ano. Os dados são da Adobe Analytics.
De acordo com o levantamento, parte do bom desempenho do e-commerce norte-americano neste cenário se deve a dois fatores: promoções e opções de pagamentos a prazo. Ambos, na análise da Adobe, motivaram o consumidor a comprar no final do ano passado.
Apesar do valor das compras em e-commerce ter crescido, a Adobe afirma que não há relação com preços mais altos. O estudo cita uma “demanda fresca” que movimentou o mercado antes do ano acabar.
A divisão ainda mais minuciosa do período analisado traz que 56% dos gastos totais foram em novembro (Black Friday e Cyber Monday). Além dos eletrônicos com descontos de até 31%, o segmento de brinquedos também apareceu com 28% de decréscimo nos preços.
Recentemente, o mercado dos Estados Unidos também viu a chegada do TikTok Shop, fator que promete movimentar o comércio eletrônico por lá.
Segmentos
O relatório mostra ainda que produtos eletrônicos e de vestuário foram os mais beneficiados com preços promocionais. Em específico, TVs, smart speakers (Alexa, Google Nest) e tablets foram destaques, além de artigos esportivos e móveis também despontarem bem entre os períodos de Black Friday, Cyber Monday e Ação de Graças.
O BNPL (Buy Now, Pay Later), ou boleto, na melhor analogia ao mercado brasileiro, também viu um salto de 14% no uso neste retrospecto. “Com uma demanda incerta, os varejistas apostaram em descontos e flexibilidade nos métodos de pagamento para estimular compradores”, reforça Vivek Pandy, analista na Adobe Digital Insights.
A base da Adobe Analytics para a pesquisa conta com análise das compras em 85% dos 100 principais varejistas do e-commerce estadunidense.