Previsões otimistas de lucro da Nordstrom e Ralph Lauren ressaltam a vantagem que as redes de luxo têm sobre o setor de varejo dos EUA em um ambiente inflacionário, graças aos bolsos profundos de seus base de clientes.
O cenário do varejo está sentindo a pressão da inflação de décadas, já que um forte aumento nos preços de tudo, de TVs a cremes dentais, leva a maioria dos consumidores a reduzir seus hábitos de consumo.
Nas últimas semanas, as principais redes de varejo, incluindo Walmart e Target, relataram quedas acentuadas em seu lucro trimestral devido ao aumento dos custos de frete e mão de obra, bem como consumidores negociando itens essenciais. Suas contrapartes de luxo, no entanto, evitaram o golpe da inflação.
“Até o momento, não vimos um impacto adverso nos gastos dos clientes devido às pressões inflacionárias, o que suspeitamos ser devido ao perfil de renda mais alto de nossa base de clientes”, disse a diretora financeira da Nordstrom, Anne Bramman, na terça-feira, depois que a empresa aumentou sua taxa anual previsões de lucros e receitas.
A Ralph Lauren, que também prevê margens de vendas para o ano inteiro acima das expectativas, chamou seus consumidores de “resilientes”, enquanto a fabricante de parkas premium Canada Goose disse que “a confiança do consumidor continua forte”.
“Este ciclo de ganhos tem mostrado uma dicotomia entre demografia de alta e baixa renda”, disse Simeon Siegel, analista da BMO Capital Markets. “Se isso se mantém no futuro, ainda não se sabe, mas pelo menos por enquanto, empresas como a Nordstrom estão sugerindo que foram mais isoladas devido aos clientes finais mais altos”.
Mas para os varejistas que atendem a um grupo demográfico menos abastado, o impacto da inflação de quatro décadas foi mais pronunciado no trimestre encerrado em abril.
Empresas, desde a Target até a fabricante de Gillette P&G, que anteriormente tiveram sucesso em repassar custos mais altos de frete e mão de obra aos consumidores, agora começaram a alertar para um retrocesso.
O último índice de preços ao consumidor saltou 8,3% em uma base anual, enquanto os preços da gasolina estão mais de 50% mais altos do que um ano atrás, segundo o clube automobilístico AAA.
A mudança no comportamento do consumidor está forçando mais promoções e descontos, enquanto as empresas de luxo vendem seus produtos pelo preço integral. Executivos da Tapestry e da Ralph Lauren, donos da Coach, disseram que têm espaço suficiente para aumentar os preços sem ver um grande retrocesso de sua base de clientes mais abastada.
Marcas de luxo europeias, incluindo Chanel e Burberry, relataram pouco impacto na demanda devido ao aumento dos preços.
“Continuamos a ver o poder de precificação em todo o portfólio. É importante ressaltar que não vimos nenhum impacto negativo na demanda dos clientes com esses aumentos de preços”, disse Joanne Crevoiserat, CEO da Tapestry, em uma teleconferência pós-lucro no início deste mês.
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Fonte: Reuters